A campanha #entrenojogo, lançada pelo Recreio da Juventude em junho, está mobilizando associados e comunidade em busca de apoiadores e de engajamento, sensibilizando para a importância do esporte competitivo na formação das crianças. Um dos projetos da campanha que está em fase de captação de recursos é o Formando atletas – badminton. 

O projeto tem o objetivo de formar atletas desta modalidade olímpica, aprimorar o seu desempenho e potencializar os resultados alcançados. Serão 35 atletas beneficiados, dos 12 aos 18 anos, para a participação em 16 campeonatos. O projeto tem um valor total de R$ 733.546,90, que será aplicado nas despesas de alimentação, hospedagem, inscrições e taxas, transportes terrestre e aéreo e uniformes. A ideia é que os atletas coloquem em prática durante as competições tudo o que aprenderam nos treinamentos, além de oferecer ao esporte nacional atletas mais bem formados e em condições de se desenvolverem como profissionais.  

A captação dos recursos se dará por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006), que permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam em Imposto de Renda em projetos esportivos. Empresas podem investir até 1% deste valor; pessoas físicas até 6% do imposto devido.      

Como contrapartida, as empresas apoiadoras do projeto poderão associar suas marcas a um esporte olímpico e expô-las nas mídias do clube, participar de eventos e promover interações com os associados. O processo é simples e sem burocracia e permite que a empresa escolha onde o seu imposto será aplicado e acompanhe as ações de perto.   

O projeto Formando atletas – badminton é aberto a toda a comunidade por meio do Programa Sócio-Atleta. Este programa é uma ação do Recreio da Juventude que permite o atendimento de atletas não associados do clube. 

O badminton é a modalidade mais recente a ser incorporada ao rol esportivo do clube. As atividades iniciaram em abril de 2021 e são realizadas em parceria com o Colégio Murialdo. A escolinha inicia os atletas na prática esportiva; já as equipes de competição representam o clube em competições regionais e nacionais. Desde o início da parceria, o Recreio da Juventude/Murialdo já acumulou conquistas no Pan-Americano Júnior, no Campeonato Catarinense, nos Jogos Escolares, nos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBIs), no Sul-Americano e no Estadual Gaúcho.  

 

Como apoiar os projetos esportivos do Recreio da Juventude:  

Parte do valor do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas pode ser revertida para apoiar projetos esportivos do Recreio da Juventude. O processo é simples e sem burocracia e permite que a pessoa escolha onde seu imposto será aplicado e acompanhe as ações de perto.  

1. Consulte o seu contador para saber o valor possível de aporte nos projetos esportivos do RJ.  

2. Entre em contato com o Recreio da Juventude e verifique qual projeto está em fase de captação de recursos. O contato pode ser feito pelo e-mail projetos@recreiodajuventude.com.br ou pelo telefone (54) 99959 2703.  

3. Serão enviados os dados bancários do projeto para realizar o aporte por meio de TED, DOC ou PIX.  

4. Após realizar o aporte no projeto, envie o comprovante para o e-mail projetos@recreiodajuventude.com.br.  

5. Será enviado para você um recibo para ser apresentado na declaração do seu Imposto de Renda para abater o valor do aporte na DARF de IR. 

  

Importante:  

- O valor deverá ser creditado na conta do projeto até o último dia do ano ou período fiscal.  

- A empresa precisa ser tributada no regime de Lucro Real.  

- Pessoas físicas podem doar se declararem o imposto no modelo completo.  

- Empresas poderão ter como contrapartida a divulgação da sua marca no Recreio da Juventude.   

 

Clique aqui e saiba mais sobre a campanha #entrenojogo