Títulos

 

1. Como eu faço para comprar um título?

Você pode entrar em contato com o Departamento Comercial do clube, pelo (54) 3022-3500 ou pelo WhatsApp (54) 9.9948-9196.

 

2. Qual o valor do título?

Para informações sobre a compra de títulos você pode entrar em contato com o Departamento Comercial do clube, pelo (54) 3022-3500 ou pelo WhatsApp (54) 9.9948-9196.

 

3. Quem pode ser meu dependente no título?

O cônjuge e os filhos, tutelados e/ou enteados, menores de 18 anos.

 

4. Tenho um título individual, como faço para transformá-lo em familiar?

Para transformar um título individual em familiar é preciso pagar o valor da diferença entre os dois, apresentar o formulário de solicitação e os documentos pessoais do cônjuge/companheiro e dos filhos.

 

5. Meu título é individual, posso incluir meu filho (a)?

Após a transformação do título individual em familiar é possível incluir filhos menores de 18 anos e a esposa/companheira, mediante a apresentação dos documentos pessoais dos filhos e da certidão pública de união estável ou certidão de casamento.

 

6. Quero incluir meus pais no meu título. Como proceder?

Apenas os pais do titular poderão ser incluídos no título e desde que tenham mais de 65 anos e que seja comprovada a dependência financeira ao titular. O pedido de inclusão pode ser feito com a apresentação de RG, CPF, comprovante de aposentadoria, declaração de Imposto de Renda de ambos, plano de saúde e comprovante de quem é responsável pelo pagamento. Se aprovada a inclusão, o associado deve pagar a taxa de inclusão de dependente.

 

7. Tenho uma sobrinha que mora comigo e quero levá-la ao clube. Como faço para que ela se torne minha dependente?

Só é possível incluir como dependentes os menores que estejam sob a tutela ou guarda judicial de um associado, mediante apresentação de documentos que comprovem esta condição. Neste caso, é preciso que ela adquira um título.

 

8. Meu título é individual e o de minha companheira(o) também. Como funciona a unificação de títulos individuais para um familiar?

Os associados que possuem um título individual podem solicitar a unificação de suas matriculas em um título familiar e passar a pagar apenas uma mensalidade. Para unificar o título é necessário ser casado ou ter união estável comprovada com registro em cartório. Para solicitar a unificação, os associados deverão comparecer nas secretarias das sedes Juventude ou Guarany com os seguintes documentos:

- Certidão de casamento ou união estável pública ou registrada em cartório;

- Carta de próprio punho endereçada à diretoria, solicitando a unificação dos títulos individuais em um único título familiar em virtude da alteração do estado civil;

- As matrículas devem estar com todos os débitos em dia e sem nenhuma pendência ou irregularidade com o clube;

- A unificação é isenta de taxas.

 

9. Como faço para me tornar sócio ausente?

O associado que, comprovadamente e em caráter permanente, passar a residir com seus dependentes em localidades que não integram a Região Nordeste do Estado, poderá solicitar o benefício de sócio ausente, apresentando documentos que comprovem a residência - do titular e dos dependentes. A avaliação dos documentos e a aprovação ou não do benefício cabe à diretoria Executiva.

Documentos que devem ser apresentados:

- Comprovante de endereço: contas de luz, água, condomínio ou telefone fixo;

- Comprovante de trabalho: contrato de trabalho ou carteira assinada;

- Comprovante de matrícula dos filhos em escolas ou universidades;

- Para quem vai morar no exterior: passagens aéreas de ida e retorno ao país, carta convite para trabalhar, autorização/visto de permanência no país.

*A lista de documentos não é excludente. Quanto mais provas conseguir para a comprovação, mais chances de ser aprovado.

 

10. Como faço para me tornar sócio estudante?

Os associados com idade entre 18 e 32 anos, solteiros, que comprovarem por meio de documentos que estão matriculados no ensino regular, terão direito à redução no valor da mensalidade. Para estudantes de 18 a 26 anos, a mensalidade passa a ser de 1/3 do valor; dos 26 aos 32 anos, de 2/3 do valor. A comprovação desta condição deverá ser feita por meio de comprovantes de matrículas em escolas e universidades. A avaliação dos documentos e a aprovação ou não do benefício cabe à diretoria Executiva. A condição de estudante deve ser renovada todos os anos.

 

11. Como faço para me tornar sócio veterano?

O associado que tenha contribuído por 45 anos ininterruptos terá sua mensalidade reduzida em 50% e passará à categoria de sócio veterano. O associado deve entrar em contato com as secretarias do clube para solicitar o formulário para a inclusão na categoria veterano.

 

12. O que devo pagar na readmissão/ativação do título?

O associado deverá pagar as mensalidades e serviços em atraso e todas as mensalidades geradas até a data da readmissão, mais a taxa de readmissão vigente na data.

 

13. Em que situações posso ter meu título cancelado?

O associado que possuir débitos em atraso, de mensalidades e/ou serviços, com valor equivalente à soma de três mensalidades, terá seu título inativado por falta de pagamento. Para retornar ao quadro de associados ativos, deverá pagar os valores em aberto - mensalidades até a data da readmissão e serviços não pagos - e também a taxa de readmissão.

 

14. Me divorciei/separei recentemente. Qual o procedimento a ser realizado no clube?

A dissolução do título deve ser solicitada por qualquer uma das partes. O pedido deve ser feito com a apresentação da certidão de homologação de separação ou do documento de dissolução de união estável. As partes também deverão atualizar os dados pessoais e os endereços no clube. Conforme o artigo 15 do Estatuto Social, na hipótese de separação judicial, de dissolução de união estável ou de divórcio de associado da classe familiar, permanecerá como associado nesta classe, o separado, o ex-companheiro ou divorciado que quiser continuar frequentando o clube. O associado - após a separação, a dissolução de união estável ou o divórcio -, só poderá alienar o seu título familiar depois de 12 meses da separação, da dissolução da união estável ou do divórcio, sob pena de pagamento ao clube do valor equivalente a 50% do valor do título familiar.

 

15. Em caso de divórcio/separação, como fica o título familiar do clube?

Conforme o artigo 15 do Estatuto Social, na hipótese de separação judicial, de dissolução de união estável ou de divórcio de associado da classe familiar, permanecerá como associado nesta classe, o separado, o ex-companheiro ou divorciado que quiser continuar frequentando o clube. O associado - após a separação, a dissolução de união estável ou o divórcio -, só poderá alienar o seu título familiar depois de 12 meses da separação, da dissolução da união estável ou do divórcio, sob pena de pagamento ao clube do valor equivalente a 50% do valor do título familiar.

 

16. Tenho um filho do meu primeiro casamento, estou me separando e não tenho mais interesse na associação. Posso deixá-lo no título com meu ex-companheiro(a)?

Se não houver nenhum vínculo determinando o associado como tutor, curador ou que tenha a guarda judicial do menor, não é possível mantê-lo no título.

 

17. Meu título é remido (do Guarany) e quero incluir minha companheira. Como fazer?

Se o título for individual deve ser transformado em familiar para a inclusão da companheira. Depois, é preciso apresentar a certidão pública de união estável ou a certidão de casamento. Conforme o artigo 22 do Estatuto Social, § 2º, quem solicitar a inclusão de novo cônjuge ou pessoa a ele equiparada, perderá os benefícios decorrentes de sua respectiva categoria de associado, passando automaticamente à condição de associado contribuinte, pagando a contribuição social de ingresso no valor equivalente a 50% do valor do título familiar.

 

18. Tenho um filho especial. Até quando ele pode ser meu dependente?

Filhos especiais podem ser mantidos como dependentes por todo o período que o titular responsável for associado. Para isto é necessário que haja decisão judicial de interdição. Nesta categoria são enquadrados os totalmente incapazes, crianças ou adultos que não possam responder por si.

 

19. Posso obter informações do título de meu filho que completou 18 anos?

Não, o titular só poderá obter informações dos seus dependentes. Ao completar 18 anos, o associado ganha um título individual e passa a a ser responsável por suas informações. O clube não fornece dados e informações de outros titulares, mesmo sendo membros da mesma família.

 

20. Posso acompanhar meus filhos nas atividades do clube se já estou separado(a) e não tenho mais o título?

Não, apenas pessoas cadastradas em algum título podem acessar o clube.

 

21. Posso ter mais que um título do clube?

Não, em hipótese alguma é permitido que o mesmo associado possua mais de um título.

 

22. Quero parar de pagar minha mensalidade por um tempo. Tem alguma condição de associado em que posso me enquadrar?

Não, não há previsão estatutária para o não pagamento de mensalidade, mesmo que por um período específico.

 

23. Gostaria de cancelar meu título. Qual o procedimento?

O associado deve fazer o pedido de cancelamento por escrito, em documento próprio do clube. O cancelamento deve ser feito até o dia 10 de cada mês. Os valores pendentes serão cobrados.

 

 

Acessos ao Clube

 

1. Posso levar um convidado não associado para visitar o clube?

Sim, é possível mediante o pagamento da taxa de visitante. O voucher/passaporte deve ser adquirido nas secretarias do clube. A visita dos não associados inclui apenas o acesso às áreas verdes das sedes. Não é permitido aos não associados utilizarem qualquer serviço do clube.

 

2. Não associados podem utilizar os serviços do clube?

Não, os serviços oferecidos pelo clube são destinados apenas para associados.

 

3. Posso cadastrar a babá dos meus filhos para acessar o clube?

Sim. Para cadastrar esses profissionais basta apresentar a Carteira de Trabalho, os três últimos comprovantes de pagamentos, os documentos pessoais e preencher o formulário de solicitação nas secretarias do clube. O acesso das babás é permitido apenas para crianças com até 6 anos, 11 meses e 29 dias. A solicitação pode ser feita para a entrada na sede ou na área das piscinas externas, com custos mensais diferentes para cada um. A entrada das babás será permitida somente de segunda a sexta; nos fins de semana, será permitida somente com a comprovação de que os pais ou responsáveis trabalham. Para crianças com até 11 anos, 11 meses e 29 dias, pode ser solicitado o serviço de acompanhamento de menores, que é válido apenas para os inscritos em alguma modalidade esportiva. Para as atividades de lazer, o menor deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

 

4. É permitido o acesso de carros na Sede Juventude nos fins de semana?

Não. O acesso é permitido apenas para a carga e descarga nos espaços para eventos locados. Após o procedimento, o veículo deve ser imediatamente retirado da sede.

 

5. Gera multa estacionar em local indevido?

Sim. Para veículos estacionados em local indevido, quando possível identificar, será cobrada multa pela infração. A aplicação será automática e o clube não emite notificação ou aviso.

 

6. O que devo fazer se minha facial ou digital não passa nos leitores?

O acesso ao clube é por meio da biometria digital ou facial. Se o associado não conseguir fazer a leitura, deve fazer o recadastro nas secretarias do clube.

 

7. Tenho convidados não associados para um evento no clube mas não tenho a confirmação de todos os nomes. Posso incluir seus nomes na lista de convidados na hora em que eles chegarem? Não, não é possível alterar as listas para incluir pessoas no momento do evento. O Departamento de Locações encaminha para as portarias a lista de convidados não associados com antecedência, mediante o pagamento pelo associado responsável pela festa das taxas relacionadas. No momento do evento, a única forma de acessar o clube é mediante o pagamento da taxa de visitante.

Reconhecimento Facial

 

1. O que é o reconhecimento facial?

É uma tecnologia que faz a leitura da face da pessoa, comparando as características do rosto com a informação armazenada em um banco de dados. A leitura facial para o acesso é rápida e precisa, o que garante mais agilidade na liberação de entrada nas áreas do clube. O acesso por reconhecimento facial mapeia o rosto, gravando as distâncias entre pontos específicos, a partir dos olhos, boca e nariz. Características como a barba, por exemplo, não interferem no escaneamento; já acessórios como óculos, bonés, chapéus e máscaras podem atrapalhar a leitura do rosto.

 

2. A partir de qual idade é necessário fazer o cadastramento do reconhecimento facial no clube?

A partir dos 4 anos as crianças associadas podem fazer o cadastro do reconhecimento facial para o acesso às sedes e serviços.

 

3. Onde eu faço o cadastro do reconhecimento facial?

O cadastro pode ser feito das secretarias das sedes Juventude e Guarany, nos dias e horários abaixo:

 

Sede Juventude

Secretaria Administrativa: Segunda a sexta: das 8h15min às 18h. Sábado: das 8h15min às 12h. 

Tesouraria: Segunda a sexta: das 8h15min às 19h. Sábado: das 8h15min às 12h. 

 

Sede Guarany - localizada na Arena Recreio, em frente à Sede Guarany

Secretaria: Segunda a sexta: das 8h às 11h30min e das 12h30min às 18h. Sábados: das 8h às 12h.

Financeiro

 

1. Como eu faço para colocar meus pagamentos no débito em conta?

Entre em contato com as secretarias e preencha o formulário de autorização de débito em conta. O clube tem convênio com o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

 

2. Posso pagar minha mensalidade e/ou serviços no cartão?

Na secretaria do clube é aceito somente cartão de débito. Pelo aplicativo, aceitamos somente o cartão de crédito, de todas as bandeiras, exceto o Banricompras.

 

3. Por que é cobrada taxa bancária nos boletos, mesmo quando eles são pagos nas secretarias do clube?

Em janeiro de 2017, por determinação do Banco Central, a cobrança passou a ser registrada, o que até então não era obrigatório. Isso significa que, toda cobrança que vai para o banco será cobrada pelo cadastro e pela baixa dos valores. Onde quer que o associado queira pagar esta conta, seja no banco ou nas secretarias do clube, o banco cobrará a taxa bancária pela baixa do título.

 

4. Como funciona o período de geração dos valores?

Todos os serviços do clube são pós-pagos. A geração é feita do dia 10 de cada mês até o dia 9 do mês seguinte, gerando os pagamentos para o próximo dia 10. O cancelamento de serviços deve ser feito até o dia 9 de cada mês para não haver a cobrança no mês seguinte.

 

5. Onde posso consultar o que está sendo cobrado na minha mensalidade?

No menu Pagamentos do aplicativo estão discriminados os valores individuais da mensalidade, serviços, taxas, etc.

 

6. Se eu pagar a mensalidade do ano todo eu ganho desconto?

Não. O valor da mensalidade é aprovado em reunião do Conselho Deliberativo, não sendo permitida nenhuma negociação deste valor.

 

7. Posso escolher a forma de pagamento dos meus débitos?

As formas de pagamento são por débito em conta ou boleto bancário. A forma de débito em conta é mais prática e segura, evita o esquecimento e facilita o dia a dia. Pelo aplicativo é possível pagar por boleto e cartão de crédito. Ao gerar o boleto, depois de vencido, o vencimento é para o mesmo dia.

 

8. Tenho algum desconto nos serviços oferecidos pelo clube, tendo mais de uma pessoa cadastrada em minha matrícula?

É concedido desconto para o titular e seus dependentes nos serviços oferecidos pelo clube, de acordo com a quantidade de serviços contratada:

2 serviços: ........................10%

3 serviços:.........................12%

4 serviços:.........................15%

Mais de 4 serviços:............20%

 

9. Posso ser desligado do clube se tiver débitos em atraso?

Sim. Com três mensalidades em atraso ou o valor equivalente em serviços, o clube fará o desligamento do associado. Para ativar o título o associado deverá pagar todos os débitos em atraso e ainda uma taxa de readmissão.

Compra de Ingressos

 

1. Posso comprar ingressos para eventos no aplicativo?

Sim, basta selecionar o menu Compra de Ingressos, selecionar o evento e as quantidades. É possível comprar para não associados também. O pagamento é somente por cartão de crédito.

Atividades Esportivas

 

1. Quantos serviços gratuitos meu filho menor de 12 anos pode fazer?

Todas as crianças associadas com até 11 anos, 11 meses e 29 dias poderão fazer um serviço gratuito.