Com as medalhas no peito e sorrisos no rosto, os atletas que representaram o Brasil na 19ª edição da Gymnasiade foram recebidos no Palácio do Planalto, na última quarta-feira, 6 de julho, Presidente da República, Jair Bolsonaro, junto do ministro da Cidadania e do secretário especial do Esporte. Estre os atletas homenageados estava a nadadora paralímpica do Recreio da Juventude Larissa Rodrigues, que conquistou a medalha de prata nos 50m borboleta da competição.

A equipe brasileira terminou a competição em 2º lugar no ranking de medalhas, com 126 conquistas. Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes. Os 230 atletas brasileiros formaram a maior delegação do país na história da competição escolar, que ocorreu entre os dias 14 e 22 de maio, na França. O Brasil conquistou ainda o Troféu Fairplay como a equipe que mais cativou os participantes e organizadores do evento.  

Durante o evento Larissa falou sobre a competição. “Participar da Gymnasiade foi muito importante para mim. Eu não obtive as minhas melhores marcas dentro do que queria e esperava, mas aprendi muito a me conhecer, a lidar comigo mesma e outras questões de conhecimento que o esporte traz”, contou.

A paratleta também falou sobre seu início na natação, em 2015. “O esporte é muito importante para mim porque foi o que transformou a minha vida e me transforma como pessoa diariamente. Eu acho que boa parte do que sou hoje, devo ao esporte. Ele me leva a lugares e faz com que eu conheça pessoas que jamais imaginaria conhecer, além de me dar oportunidade de incentivar e ajudar as pessoas. É um benefício não só para mim, mas para todos que praticam”, relatou Larissa.

Larissa treina duro no Complexo Aquático da Sede Guarany com o objetivo de conquistar uma vaga na Paraolimpíada de Paris 2024. “Estou treinando muito para isso e eu acredito que tenho chances de participar”, afirmou a nadadora da classe S3.

As atividades de Larissa Rodrigues no Recreio da Juventude são realizadas em uma parceria entre Recreio da Juventude e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), com apoio da Prefeitura de Ipê. 

 

Fotos: Valter Campanato / Agência Brasil e Larissa Rodrigues

Informações: Assessoria de Comunicação do Ministério da Cidadania