A natação do Recreio da Juventude começou o ano com ares verde e amarelo. A paratleta do clube, Andrieli Lahm Silveira, de 16 anos, embarca neste domingo, 28 de janeiro, para São Paulo, para integrar a seleção de jovens participantes do Camping Paralímpico. O camping inicia no domingo e segue até 4 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico.  

Este período será uma semana de treinamento intensa, com o objetivo de proporcionar aos jovens atletas com idades entre 12 e 17 anos, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Durante o camping, os jovens serão submetidos a treinos, testes e avaliações e participarão de uma série de palestras.  

Os participantes do camping foram selecionados a partir dos resultados das Paralimpíadas Escolares. Na edição de 2023 dos jogos, disputada em São Paulo, Andrieli foi um dos destaques da natação e se consagrou como uma das principais nadadoras do país ao conquistar o ouro nos 50m, 100m e 400m livres; nos 100m costas e no revezamento 4x50m livre. Ela compete na classe S11, para atletas com deficiência visual.  

“Desde o primeiro momento, a Andrieli mostrou um talento de alguém que podíamos desenvolver na natação e que pudéssemos estimular para chegar a um nível nacional na natação paralímpica. Agora ela vai representar o Brasil nas categorias de base e, futuramente, estar sim no mundial e conquistar medalhas expressivas para o Brasil e para o clube”, comemora a técnica Daniela Gonzalez.  

As atividades em São Paulo irão reunir 152 crianças e adolescentes de 10 modalidades, representantes de 22 estados e do Distrito Federal.  

O Camping Paralímpico é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018. É uma das iniciativas mais bem-sucedidas da base do paradesporto nacional. No Parapan de Jovens de Bogotá 2023, por exemplo, nove dos 96 atletas que representaram o Brasil passaram pelo projeto e todos subiram ao pódio.