Marcelo Casanova começou a temporada 2024 somando pontos importantes na corrida por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris. Neste domingo, 18, o atleta do Recreio da Juventude disputou o Grand Prix da Alemanha de Judô Paralímpico da IBSA (Federação Internacional de Esporte para Cegos), em Heidelberg, e encerrou o evento com o quinto lugar. Durante o dia, foram cinco lutas de Casanova, com três vitórias e duas derrotas. Atual número três do ranking Mundial nos meio-pesados (-90Kg) da classe J2 - para atletas com definição de imagens -, o atleta de 20 anos tem possibilidade de subir de colocação.

 

Pela manhã, o judoca do Recreio iniciou direto na segunda rodada, vencendo o italiano Simone Cannizzaro, com o Wazari. Depois, nas quartas de final, um duelo equilibrado com Lasha Kizilashvili, da Geórgia. Casanova buscou o resultado durante os cinco minutos de luta e, após igualdade no tempo regulamentar, o adversário aplicou um Wazari e ganhou no Golden Score.

 

Apesar do revés, o caxiense seguiu forte na repescagem, superando Nicolai Bondarev, da Moldávia, e Galymzhan Smagululy, do Cazaquistão. Na decisão do bronze, o rival foi o francês Helios Latchoumanaya, atual campeão mundial e líder do ranking. Casanova tentou escapar das investidas do adversário, mas foi superado quando o número um do Mundo aplicou uma imobilização perfeita e venceu por Ippon.

 

Para Giovani Cruz, técnico do Recreio que acompanhou Casanova na Alemanha, o resultado foi importante, principalmente porque mostra o nível de competitividade que a categoria está às vésperas da Paralimpíada:

 

- Agora, de fato, as coisas começam afunilar. E com essa pontuação, acredito que ele possa subir para o número dois do Mundo, para ver como está parelho essa categoria. É realmente uma prévia do que vamos ver nos Jogos Paralímpicos, com essa vaga cada vez mais próxima.

 

A sequência do GP da IBSA  prevê as etapas da Turquia, no início de abril, e da Geórgia, na metade de maio. Os Jogos Paralímpicos de Paris começam no final de agosto.