O ano Paralímpico começa com uma grande notícia para o judoca Marcelo Casanova. O atleta do Recreio da Juventude foi convocado para a Seleção Brasileira que disputará o Grand Prix de Judô Paralímpico da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), que será disputado em Heidelberg, na Alemanha. A competição ocorre nos dias 17 e 18 de fevereiro, será a primeira de 2024 do calendário internacional na corrida para confirmar a vaga nos Jogos de Paris, em agosto.

 

Casanova se apresenta para a Seleção Brasileira no final de janeiro, em São Paulo, onde realiza um período de treinamento antes da viagem para a Europa.

 

Esta será a primeira das três etapas do ano antes da disputa dos Jogos Paralímpicos. Além da Alemanha, as outras serão em Antalya, na Turquia, em abril, e Tiblisi, na Geórgia, em maio.

 

O técnico do Judô do Recreio da Juventude, Giovani Cruz, analisa a ida de Casanova para o GP como parte importante no foco principal da temporada: 

 

- Essa era uma convocação esperada para darmos sequência no projeto Paralimpíadas. Agora é o momento de manter o foco e ir atrás de um bom resultado na Alemanha.

 

Marcelo Casanova terminou a temporada 2023 na terceira colocação do ranking mundial da categoria meio-pesado (-90kg) da classe J2 - para atletas com definição de imagens. No ano passado, o judoca do Recreio conquistou o ouro parapan-americano e o bronze nos Jogos Mundiais da IBSA.