O ano pré-Jogos Paralímpicos começou com o judoca Marcelo Casanova firme na busca por um lugar em Paris 2024. O atleta do Recreio da Juventude foi convocado mais uma vez para a Seleção Brasileira. O jovem de Caxias do Sul irá disputar a etapa de abertura do Grand Prix da IBSA, que será disputada nos dias 30 e 31 de janeiro, na cidade de Almada, em Portugal.

O atleta do Clube está atualmente em 5º no ranking mundial na categoria -90kg na classe J2. No início de dezembro passado, Casanova conquistou o título Pan-Americano da modalidade, disputado em Edmonton, no Canadá. Ainda na temporada passada, o judoca conquistou o bronze por equipes e o quinto lugar geral no Mundial de Judô Paralímpico, realizado em Baku, no Azerbaijão.

Na avaliação do treinador do judô do Clube, Giovani Cruz, mesmo sendo o início da temporada, a competição em Portugal é valiosa na busca de Casanova por um lugar nos Jogos de 2024: “Estávamos bem ansiosos por essa convocação para a primeira etapa. Nossa perspectiva é que sejam oito competições nesse ciclo de 2023 e não tem uma que é mais ou menos importante, todas valem na corrida pelos pontos para a Olimpíada de Paris”.

As etapas do Grand Prix da IBSA somam pontuação para o ranking que definirá os atletas que irão para os Jogos Paralímpicos na capital francesa.