O judoca Marcelo Casanova, do Recreio da Juventude, terá um novo desafio nesta quarta-feira (3). Em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, o atleta do Clube irá disputar o Grand Prix Nacional de Judô Paralímpico - equivalente ao Campeonato Brasileiro da modalidade -, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O evento não conta para o ranqueamento visando a Paralimpíada de Paris, em 2024, mas é considerado de muita importância dentro do planejamento de treinamentos do jovem de 19 anos rumo aos Jogos na capital francesa.

Apesar de ser uma competição brasileira, o GP permite a inscrição de atletas de outros países. Entre os estrangeiros, está o francês Helios Latchoumanaya, atual número 1 do ranking na categoria -90Kg da classe J-2, a mesma em que Casanova está em quarto do Mundo. O atleta europeu está no Brasil para um período de treinamentos e aproveitou a estadia na América do Sul para participar do evento. Um possível encontro entre o judoca do Recreio da Juventude e o atual líder do ranking pode servir de parâmetro para a sequência da temporada de Casanova, que terá pela frente os Jogos Mundiais, na Inglaterra, em agosto, o Parapan-americano, no Chile, em novembro, além da sequência do Grand Prix internacional, com disputas no Azerbaijão, em setembro, e no Japão, em dezembro.

Após a disputa do GP  nacional, Marcelo Casanova terá um período de treinamentos com a Seleção Brasileira, também em São Paulo, até o dia 11 de maio.