O judoca do Recreio da Juventude Marcelo Adriano de Azevedo Casanova, de 18 anos, foi o campeão da categoria J2, atletas até 90 Kg, do Grand Prix de Judô Paralímpico, a principal competição da modalidade no país. O torneio foi disputado entre os dias 17 e 20 de março, em São Paulo. Com a conquista, o judoca está automaticamente classificado para mais uma fase do treinamento de campo que está definindo a equipe que irá representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.

Casanova ficou com o título do Grand Prix após três vitórias em três lutas, contra atletas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. O torneio foi a primeira competição nacional disputada sob as novas regras implementadas neste ano pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). Agora, atletas totalmente cegos (antigos B1) duelam apenas com oponentes da mesma classificação visual na classe J1. Quem era B2 (percepção de vultos) e B3 (definição de imagens) – a classificação de Casanova, lutam na nova classe J2, também apenas entre si. Há também uma nova divisão por pesos que agrupou judocas.

“Foram lutas duríssimas, com o nível técnico bem alto. Mas eu estava bem focado na competição e ganhei todas as lutas até conquistar a medalha de ouro. Agora estou muito confiante para essa nova fase de treinamentos com a seleção”.

Ele se apresenta na seleção no dia 3 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Casanova já havia participado de outro treinamento com a equipe brasileira, em fevereiro. São 25 atletas de todo o Brasil convocados.  

O Grand Prix Paralímpico e os treinamentos com a seleção têm a chancela da Confederação Brasileira de Desportos de Dificientes Visuais (CBDV).