O ano de 2024 do judoca Yago Obroslak começou com novas experiências para o atual campeão brasileiro e pan-americano sub-15. O jovem atleta do Recreio da Juventude disputou a Copa Europeia sub-18 de Porec, na Croácia, além de um período de treinamentos no país europeu.

 

Em sua primeira experiência na categoria sub-18, Yago já arrancou com um grande resultado na competição, disputada no fim de semana entre 15 e 17 de março. O judoca do Recreio venceu um atleta da Ucrânia e outro da Eslovênia nos dois primeiros combates. Na terceira luta, contra um competidor da Alemanha, o jovem do Clube estava na frente do adversário, mas teve uma lesão durante o combate e, sem estar 100% no momento, acabou superado pelo rival nos segundos finais.

 

O técnico Giovani Cruz, líder do departamento de Judô do Recreio da Juventude, avaliou positivamente a passagem de Yago na Croácia:

 

- Os judocas têm três anos para ficar rodando no sub-18, a partir dos 15 anos.  E aí que está a grande diferença, O Yago entrou num peso que tinha 65 atletas, a grande maioria já está no seu segundo ou terceiro ano da categoria, e ele, no primeiro, conseguiu fazer embates de igual para igual com atletas que já estão rodando o circuito a um tempo maior – analisou o treinador, sabendo da importância de trabalhar com cuidado do jovem atleta:

 

- Sabemos que ele é uma promessa, que precisamos lapidar e trabalhar. Agora é esperar os próximos estágios que virão e colocar esse menino para competir e agregar ainda mais experiências, para crescer e para trazer mais resultados positivos para o departamento.

 

O jovem judoca do Recreio da Juventude também valorizou a experiência na competição na Europa.

 

- Foi muito importante para o crescimento pessoal e como judoca. Ter contato com outros estilos faz com que possamos evoluir nos treinamentos e corrigir os erros para uma próxima participação – disse Yago.

 

Esta ação integra o projeto Suporte ao Atleta em Formação - SAF-, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE/RS.

 

O Judô é uma das modalidades do projeto Recreio da Juventude – Despertar Olímpico e tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).