A medalha de Marcelo Casanova na segunda etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico, disputada em Alexandria, no Egito, escapou no detalhe. Na manhã desta terça-feira, 14 de março, o judoca do Recreio da Juventude viu escapar o bronze na categoria -90kg classe J-2 em uma decisão duvidosa da arbitragem.

A primeira vitória de Casanova foi apertada, mas com o atleta do Clube mais inteiro fisicamente e garantiu o triunfo sobre o ucraniano Dymitro Solovey com um ippon no Golden Score. Na semifinal, diante do sul-coreano Jung Min Lee, o judoca caxiense não conseguiu espaço para aplicar as técnicas e, com três punições, acabou perdendo a chance de ir para a luta do ouro.

Na disputa pelo bronze, Casanova encarou o número 2 do mundo na categoria, Zhanbota Amanzhol, do Cazaquistão. A disputa era equilibrada, com o atleta cazaque vencendo o confronto parcialmente. Faltando 1minuto e 38 segundos para o término do combate, Marcelo Casanova aplicou uma técnica perfeita, impulsionando o adversário a bater com as costas no chão. O que seria um ippon, na avaliação da arbitragem, foi um wazari e a luta seguiu, com o adversário então conseguindo a vitória com uma aplicação perfeita.

Apesar de não ter chego ao pódio, Casanova somou importantes pontos na busca pela vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, que ocorrem em 2024. O judoca do Recreio da Juventude chegou ao Egito em terceiro no ranking mundial.

Na avaliação do técnico Giovani Cruz, apesar de não ter chego ao pódio nesta etapa, Casanova mostrou consistência nos tatames egípcios: “O Marcelo começou com uma luta bem dura, com o ucraniano que ele já tinha lutado em Portugal. Ele teve mais volume, a preparação física ajudou bastante nesse sentido nessa luta. O cara cansou bastante no final e o Marcelo acabou jogando. Perdemos no detalhe na semifinal por questão de punição, que acho que algumas não precisava ter dado em algum momento, mas é do jogo. E a disputa de terceiro, infelizmente, não deram a pontuação que nós imaginávamos. Mas o Marcelo lutou de igual com o número dois do mundo e mostrou que não tem ninguém invencível. Somamos mais 60 pontos na corrida. É importante estar sempre pontuando e esse é o nosso objetivo”.