Os técnicos da natação e do badminton do Recreio da Juventude foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) para comandarem as seleções brasileiras na Surdolimpíada. Régis Mencia, da natação, e Noeslem Lima e Alessandra Santos, do badminton, estarão à frente das equipes que irão representar o país na competição que será disputada em Caxias do Sul, entre 1º e 15 de maio.

Régis Mencia – que já treinou o campeão olímpico Cesar Cielo - comanda as equipes de natação do RJ desde o início de 2021, ao lado de Arthur Moschen e Sarah Matana. No ano passado, a equipe conquistou as primeiras medalhas do clube em campeonatos brasileiros, o bronze de Leonardo Servelin, nos 100m peito, em Porto Alegre; e a prata de Elisabete de Oliveira Pinto, nos 50m livre, em Colombo, no Paraná. Com esses resultados, o RJ apareceu pela primeira vez no ranking dos 20 melhores clubes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Além disso, a equipe registrou 130 novos recordes.

Toda essa experiência estará agora, pela primeira vez, a serviço da seleção brasileira de surdos. A equipe deve se reunir em Caxias do Sul em abril para dar início aos treinamentos específicos. De acordo com Régis, a principal aposta do Brasil é Guilherme Maia. O atleta está sendo treinado pelo técnico no clube desde janeiro.

“Vamos destruir! (na Surdolimpíada). O Guilherme vem treinando bem, fazendo bons trabalhos, ele vem muito forte. Vamos fazer o Recreio chegar no nível mais alto, junto com a seleção brasileira”, promete Régis.

 

Badminton

No badminton, toda a comissão técnica do Recreio da Juventude/Murialdo foi convocada: Noeslem Lima como técnico e Alessandra Santos como auxiliar técnico. A dupla havia sido convocada ainda em outubro de 2020, agora veio a confirmação para a Surdolimpíada.

“Fiquei emocionado, não esperava ser técnico da seleção tão logo e participar de uma olimpíada em casa”, conta Noeslem.

“Será uma experiência incrível, temos expectativas de alcançar bons resultados para o Brasil, nossa equipe será representada por grandes atletas do badminton”, completa Alessandra.

De 2020 para cá, foram feitas as observações dos atletas para a convocação. A seleção que irá disputar a Surdolimpíada já está definida. A equipe irá se reunir em março no Rio de Janeiro e mais duas vezes em Caxias do Sul, antes da competição.

“Temos uma equipe feminina muito qualificada, com a Geisa de Oliveira, que já chegou às oitavas de uma olimpíada. Não vai ser uma competição fácil. Tem China, Indonésia, Índia e Canadá, que são grandes expoentes do badminton mundial e, mesmo na categoria de surdos, têm um investimento muito maior que o nosso. Mas vamos fazer uma grande olimpíada, principalmente na categoria feminina”, afirma Noeslem.

Nos Recreio da Juventude/Murialdo a dupla já acumula a conquista de uma prata nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), um ouro e quatro bronzes no Brasileiro Interclubes e um ouro e dois bronzes no Sul-Americano; além da convocação de dois atletas para a Seleção Brasileira, Gabriel Casara, vice-campeão Pan-Americano Júnior; e Arthur Zaneti, campeão sul-americano sub-19.

O badminton foi incluído entre as modalidades esportivas do Recreio da Juventude em 2021. A prática da modalidade é oferecida em parceria com o Colégio Murialdo.

O Recreio da Juventude irá sediar as competições de natação, tênis e judô das Surdolimpíadas. As provas da natação serão realizadas no Complexo Aquático da Sede Guarany, na piscina olímpica do clube, uma das mais modernas do país. O tênis e o judô serão disputados na Sede Juventude. A Surdolimpíada deve reunir mais de 6,3 mil atletas.