Um prédio carregado de idealismo, coragem e visão de futuro 

 

Na metade da década de 40, um propósito claro mobilizou o Recreio da Juventude: a compra de uma nova sede. Afinal, desde a venda da sede anterior ao Círculo Operário Caxiense, em um momento financeiro desfavorável para o clube, os associados estavam ávidos por contar novamente com um espaço para os encontros e a diversão.   

 

Foi entre 1946 e 1947, na gestão de Affonso José de Almeida, que o sonho começou a se concretizar com a compra de um terreno na Rua Pinheiro Machado. O projeto ousado ganhou forma graças ao construtor italiano Silvio Toigo, que deu ao prédio um toque modernista, estilo que começava a ganhar espaço em Caxias do Sul na época.  

 

Depois de oito anos de muito trabalho, finalmente, no dia 26 de dezembro de 1955, a nova sede foi inaugurada em grande estilo. A comemoração foi digna do momento: uma programação que durou dias, com direito a baile de gala, bênção, jantar, coquetel e visitação pública.  

 

Com a nova sede, o Recreio da Juventude se firmou de vez como o principal point cultural da cidade. Nos anos 60, o palco do clube passou a receber shows e espetáculos com alguns dos maiores nomes da música e das artes do Brasil.  

 

Nem tudo foi festa, claro. Em outubro de 1990, o clube enfrentou um de seus momentos mais difíceis: um incêndio atingiu o salão principal da Sede Social e parte dos arquivos foi perdida. Novamente, a mobilização dos associados foi fundamental para a reconstrução e a retomada das atividades.    

 

Em 2008, a Sede Social foi tombada como patrimônio histórico municipal, sendo reconhecida oficialmente como um símbolo de cultura, lazer e diversão em Caxias do Sul.  

 

Desde setembro de 2022, a sede ganhou um novo papel: ser o centro dos serviços culturais do clube, abrigando a Escola de Artes e mantendo viva a energia que sempre marcou a história do RJ. 

70 anos de tradição e momentos inesquecíveis

Ao longo dos anos, o endereço do Recreio da Juventude no Centro se consolidou como ponto de encontro e diversão para diferentes gerações de caxienses e foi palco para shows, espetáculos eventos e momentos para sempre guardados na memória de toda a comunidade.

  

Esta história tão significativa para o RJ e para Caxias do Sul será celebrada com uma programação especial de atividades em 2025.


Tributo às Nossas Rainhas 

 

 Ao longo de sete décadas, a Sede Social do Recreio da Juventude foi palco de encontros, memórias e tradições que marcaram gerações. Entre os momentos mais emblemáticos da trajetória vivida no prédio, está a coroação das rainhas do clube — jovens que, com charme e elegância, representam o espírito do RJ. Em 2025, ao celebrar os 70 anos da sua icônica sede no Centro da cidade, o clube celebra a história das suas rainhas com a exposição Tributo às Nossas Rainhas, que irá reunir os trajes usados por elas durante a sua coroação no Recreio da Juventude.  

 

 A exposição será dividida em etapas, com a mostra de três vestidos em cada uma. Os vestidos integram o acervo particular das rainhas e foram cedidos ao clube para a exposição. São trajes que vestiram sonhos e por isso, são tão representativos para suas proprietárias, que os preservam com zelo e cuidado. Por meio dos tecidos, bordados e detalhes únicos, as peças contam histórias e revelam não apenas a moda de cada época, mas também o legado de beleza, pertencimento e celebração ao clube, construído pelas rainhas ao longo dos anos.   

 

 A mostra está aberta para visitação no Recreio Mall, na Sede Juventude. A Sede Juventude foi a escolhida para receber a exposição por centralizar a maior parte dos serviços e por ser a sede mais movimentada do clube, registrando uma intensa circulação de associados que poderão interagir e prestigiar a mostra.   

 

 A exposição é promovida pela Confraria das Rainhas, que reúne as rainhas do Recreio da Juventude para a promoção de ações de cunho sociocultural que impactem positivamente a sociedade do clube, da cidade e da região.