A equipe de natação do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul (RS), teve participação marcante na 57ª edição do Troféu Chico Piscina – Campeonato Internacional Infantojuvenil de Natação, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, em Mococa (SP). O clube foi a principal base da Seleção Gaúcha, com 17 atletas e dois técnicos representando o Rio Grande do Sul na competição.
Entre os destaques individuais, Arthur Zimmer conquistou duas medalhas de prata, consolidando seu nome entre os principais jovens talentos da natação brasileira. Nos revezamentos, o Recreio também brilhou. As equipes formadas majoritariamente por atletas do clube garantiram medalhas de bronze e presença constante nas finais.
No 4x100 livre feminino infantil, Carolina Rizzo e Maria Fernanda Ceriotti integraram o time medalhista. Já no 4x100 medley masculino, nadaram pela manhã nas eliminatórias Guilhermo Prataviera, Ângelo Veturazzi, Otávio Lorandi e Enzo de Abreu; à noite, na final, Guilhermo Prataviera e Arthur Morés. No 4x100 livre juvenil masculino, Franco Ayala e Arthur Zimmer também contribuíram para a conquista da medalha de bronze.
Além disso, o 4x100 livre feminino foi finalista com Amanda Keller, Ana Luiza Marchesini, Isabela Stürmer e Marina Albe, e o 4x100 medley infantil contou com Letícia Poletto, Gabriela Siqueira e Carol Rizzo nas eliminatórias e com Letícia Poletto e Maria Fernanda Ceriotti na final.
Os nadadores Arthur Morés, Letícia Poletto, Maria Fernanda Ceriotti, Guilhermo Prataviera e Franco Ayala também se destacaram com presença em finais individuais. Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA), André de Lorenzi, esta foi a melhor participação da seleção gaúcha nos últimos anos.
À frente da equipe estiveram os técnicos Carlos Possamai e Máximo Lazzarotto, ambos do Recreio da Juventude. Para Possamai, o resultado é reflexo de um trabalho consistente e coletivo. "Os atletas mostraram maturidade e comprometimento, traduzindo em resultados todo o esforço do grupo. Ver o clube ser a base da seleção e alcançar esse desempenho em um torneio de alto nível é motivo de muito orgulho”, destacou o técnico.