O Clube Recreio da Juventude marca presença no Troféu José Finkel – Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, uma das competições mais importantes do calendário nacional, que começa nesta terça-feira (28/10), no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.
 

Representando o Recreio da Juventude, competem os atletas Letícia Lima, Luisa Martinelli, Maria Fernanda Ceriotti, Pamela Alencar, Arthur Zimmer, Franco Ayala, Leonardo Servelin, Pedro Calabró, Mathias Sartor e Matheus Santana — formando a maior delegação do clube na história do Troféu José Finkel. A equipe é comandada pelo técnico Régis Mencia, que destaca o amadurecimento técnico e o crescimento do projeto competitivo do RJ.
 

“Levar uma delegação recorde para o Finkel é um marco para a natação do Recreio da Juventude. É o resultado de um trabalho contínuo de base, estrutura e formação de atletas que hoje se refletem no cenário nacional”, destaca Mencia.


A edição deste ano reúne 399 atletas de todo o país, incluindo grandes nomes da seleção brasileira que estiveram no recente Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Singapura. Entre eles, Mafe Costa, Guilherme Costa e Stephanie Balduccini. As provas serão disputadas em piscina longa (50 metros), com eliminatórias às 9h e finais a partir das 18h, transmitidas ao vivo pelo canal da Swim Channel no YouTube.


Além de representar o alto rendimento do clube, a presença dos caxienses no evento reforça o protagonismo do Recreio da Juventude no desenvolvimento da natação gaúcha.


Na edição 2025, o Troféu José Finkel também faz história ao incluir, pela primeira vez, uma prova para atletas com deficiência intelectual, fruto da parceria entre a CBDA e as Olimpíadas Especiais Brasil, ampliando a representatividade e a inclusão no esporte.


A programação completa e os resultados oficiais da competição estão disponíveis no site da CBDA: www.cbda.org.br.


Sobre o Troféu José Finkel
Criado em 1972, o Troféu José Finkel é uma das principais competições da natação brasileira, reunindo os melhores atletas do país em provas individuais e por equipes. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e serve como etapa classificatória para eventos internacionais.