Integrante do time de natação surdolimpico  competitiva do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul (RS), Keuryn Gabriel da Rosa Anelli vive um dos momentos mais importantes de sua carreira. Aos 22 anos, o jovem natural de Canela (RS) cruzou o oceano para participar do Summer Deaflympics 2025, em Tóquio, no Japão, junto à Seleção Brasileira de Natação.

A competição teve início neste sábado (15/11) e segue até o dia 26 de novembro. A estreia de Keuryn no maior evento da comunidade surda do ano ocorre nesta Quinta-feira (20/11),  com a prova 50m Borboleta, dia (22/11) prova de 100m livre e (24/11) prova de 50m livre e 4x100m Medley: “Estar aqui no Japão, em uma competição como essa, é a realização de um sonho. Treinei muito para chegar até aqui e valeu a pena. Sem dúvida, é um momento único da minha carreira”, afirmou o atleta, que competirá na prova borboleta de 50 metros, 100 metros livre e na prova em equipe de 4x100 medley.

Há pouco mais de 5 anos no esporte, o atleta já se consolidou como um dos principais nomes da natação para surdos no país. É bicampeão brasileiro (2023 e 2024) e medalhista nos 50m livre no Panamericano em 2024, somando medalhas em competições nacionais e internacionais.

A técnica Daniela Hollweg Gonzalez, que desenvolve o programa de treinamento do atleta Keuryn no Recreio da Juventude e também no Japão, destacou a evolução e a dedicação do atleta ao longo deste anos e da preparação. “O Keuryn chega aos Deaflympics muito mais maduro técnica e emocionalmente. Ele tem se dedicado de forma exemplar, encarando cada treino com foco e disciplina. Ver ele competir em um evento deste porte é motivo de enorme orgulho para todos nós do Recreio. Independentemente dos resultados, essa participação já representa uma conquista gigante na trajetória dele”, aponta.