O atleta de natação do Recreio da Juventude, Arthur Werner Zimmer, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para participar dos Jogos Sul-Americanos da Juventude de 2026, entre os dias 16 e 19 de abril, no Panamá. Trata-se de uma das principais competições de categoria de base a nível internacional. A liderança no ranking nas provas de costas nas principais competições da modalidade ao longo do ano, como Maria Lenk, José Finkel, além do brasileiro de inverno juvenil, o brasileiro de verão juvenil e internacional de natação Chico Piscina, foi decisiva para a convocação do atleta.
Arthur, de 2009, também foi chamado para o Projeto de Monitoramento e Suporte das Seleções de Base e Transição da Natação Brasileira – sistema de avaliação e análise da CBDA e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que coloca no radar atletas com chances de integrarem a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, e 2032, em Brisbane.
Responsável por liderar o programa de natação do clube esmeraldino, o técnico Régis Mencia, que já atuou com atletas como César Cielo, compõe o Conselho Técnico Nacional da confederação a fim de contribuir com o fomento da modalidade como um todo pelo país, ponto valorizado pelo Recreio da Juventude que sempre busca manter um corpo técnico profissional e qualificado. Para ele, os marcos alcançados pelo Clube apontam que os resultados dos últimos anos são os mesmos extremamente positivos.
“Cada vez mais, consolidamos o Recreio como um centro de referência da natação não apenas no Rio Grande do Sul, mas do Brasil. Em um futuro próximo, nosso objetivo é conseguir levar para a seleção não apenas um, mas mais atletas. Seguiremos trabalhando”.
Sobre as convocações de Arthur, o técnico enfatiza que foi uma junção de processos que culminou nos feitos recentes: “A estrutura familiar e o talento que o garoto possui, somado à nossa infraestrutura e ao trabalho que desenvolvemos, explica esse êxito. Ele é merecedor”.