Na última quarta-feira, 09/07, o atleta paralímpico caxiense Marcelo Casanova, da equipe de judô do Clube Recreio da Juventude, recebeu uma importante honraria concedida pela Federação Internacional de Educação Física e Esporte (FIEPS-RS). A cerimônia aconteceu durante evento promovido na sede do Recreio da Juventude e celebrou o legado de Marcelo no esporte e sua representatividade no paradesporto gaúcho e brasileiro. A honraria foi entregue por Jovane Guissone, paratleta de Esgrima.

 

A homenagem integra o projeto “Prêmio para a Vida”, idealizado pela FIEPS com o objetivo de valorizar profissionais da educação física e atletas que promovem saúde, inclusão e inspiração por meio da prática esportiva. Marcelo foi escolhido por Jovane, atual detentor da honraria, seguindo o modelo de indicação que orienta o reconhecimento promovido pela entidade. Estiveram presentes na cerimônia, o Paratleta de Esgrima, Jovane Guissone, o Secretário da  Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIEPS/ RS), Everton Deiques, Roger Boniatti, Gerente de Esportes do Recreio da Juventude e   Gabriel Citton, Diretor de Esportes do Recreio da Juventude.

 

Durante o evento, a FIEPS destacou a relevância de Marcelo como referência no esporte adaptado e anunciou que ele terá a responsabilidade de indicar 50 pessoas com deficiência, de diferentes regiões do Brasil e da América Latina, que se destaquem na prática de atividades físicas, além de nomear o próximo homenageado para o ciclo de 2028.

 

Em sua fala, Everton Deiques, secretário da FIEPS-RS, enfatizou que a honraria busca reconhecer não apenas grandes nomes do esporte, mas também pessoas que deixam um legado de transformação:

“A escolha de Marcelo reflete nosso compromisso em valorizar o esporte em todas as suas esferas, com especial atenção ao papel inspirador de atletas que superam barreiras diariamente e motivam novas gerações.”

 

A cerimônia também contou com a presença de lideranças esportivas e convidados que acompanharam o reconhecimento a uma trajetória marcada por perseverança, títulos e dedicação. A iniciativa da FIEPS é reconhecida em 152 países e já homenageou nomes como Dunga, Fernando Diniz, Ricardinho e o professor Gabriel Stouff.

 

O Clube Recreio da Juventude parabeniza Marcelo Casanova por mais essa conquista, reafirmando seu orgulho em contar com atletas que fazem do esporte um instrumento de inclusão e transformação social.