O basquete sub-17 de Caxias do Sul brilhou no cenário nacional ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-17 Masculino – Classificatória B, encerrado neste domingo (25), em Uberlândia (MG). A equipe encerrou a competição de forma invicta, vencendo os seis jogos que disputou, incluindo a final contra o Olympico Club (MG), com placar de 64 a 54.

 

A campanha começou com força total na fase de grupos, com vitórias sobre Duque de Caxias (106 x 37), Clube Vizinhança (83 x 46) e Caxangá (86 x 35). Nos playoffs, o time superou o Pato Basquete nas quartas de final (58 x 36) e o Clube Curitibano na semifinal, em um jogo decidido nos segundos finais (52 x 51).

 

Na decisão, a equipe manteve o ritmo e garantiu a taça. O armador Júlio Baldo foi eleito o MVP da final, e o técnico Carlos Magno Souza recebeu o troféu de melhor treinador do campeonato.

 

“Foi muito bom! Disputamos com 33 equipes e apenas três vagas estavam em jogo. Foi de arrepiar. E o mais especial: dos 12 atletas, nove são da casa, de Caxias do Sul. Isso mostra a força do nosso trabalho de base”, destacou o treinador.

 

O resultado é fruto de um trabalho coletivo e dedicado, que envolve uma comissão técnica experiente formada pelos técnicos João Franch, Giuliano Marramarco e Bruno Lopes, além do preparador físico Marco Rombaldi. A atuação integrada com o coordenador Rodrigo Barbosa e o gerente de esportes do clube, Roger Boniatti, foi fundamental para a preparação e o desempenho da equipe ao longo da competição.

 

Promovido pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o torneio reuniu jovens talentos de todo o país e serviu como vitrine para o futuro do basquete nacional. Ao final, o time gaúcho terminou com a melhor campanha geral e garantiu lugar entre os grandes nomes da base no Brasil.