Para transformar as pessoas e o mundo  

 

Conectar pessoas, dispostas a trabalhar e transformar o mundo que está ao nosso redor. Com esse ideal de união, inspiração e transformação, o Recreio da Juventude deu início, em maio de 2024, às ações do Projeto Casulo, o seu novo programa de iniciativas sociais.

O objetivo do projeto é desenvolver ações que promovam melhorias e façam a diferença para a comunidade na qual o clube está inserido, nas áreas social e esportiva. Por meio deste trabalho, o Casulo também quer promover o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos, sejam voluntários, associados e colaboradores do clube, por meio da aplicação de projetos e o desenvolvimento de novas lideranças, por exemplo.

 

As primeiras ações do projeto foram realizadas em maio, o mês que entrou para a história como um dos mais trágicos no Rio Grande do Sul. Tão logo tomou ciência da situação crítica vivida pelos gaúchos, o clube mobilizou seus associados e a comunidade para a formação de uma rede de apoio. O clube disponibilizou suas sedes como pontos de coleta de donativos e promoveu uma ação esportiva especial para receber as doações, o Sábado Solidário. Pelo menos 11 cargas de donativos já foram encaminhadas para a Cruz Vermelha e a Fundação Caxias.

 

 

As ações do Projeto Casulo foram estendidas também para o Arraiá Solidário, a festa junina do clube com renda revertida para o apoio às vítimas da chuva; a Campanha do Agasalho; o aulão de hidroginástica junino; o Leilão Solidário dos Atletas; os almoços solidários do Dia das Mães. Nos próximos meses, outras ações serão desenvolvidas, incluindo a mobilização de voluntários.

 

As debutantes também foram envolvidas nas atividades do Casulo. Em agosto, elas visitaram a ala oncológica infantil do Hospital Geral. Elas tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do hospital no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e passaram um tempo com os pacientes, crianças e jovens internados, para brincadeiras e conversas. Cada debutante foi convidada a amadrinhar um dos pacientes, promover uma atividade com ele, levar um presente, etc.

O casulo

O nome do projeto foi escolhido por fazer referência a algo muito valioso que está em transformação e que irá surgir para um novo momento e uma nova vida, assim como as pessoas que serão impactadas pelas ações realizadas.