Equipe de natação do RJ será treinada pelo técnico do campeão olímpico Cesar Cielo, Régis Mencia

A natação do Recreio da Juventude começará 2021 com uma novidade de peso na comissão técnica. A equipe de competição do clube será treinada por Régis Mencia, head coach do campeão olímpico Cesar Cielo desde 2018. O trabalho do novo técnico no clube inicia no dia 04/01/2021.

O técnico de 43 anos é graduado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, de São Paulo, e pós-graduado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Entre as principais qualificações está o desenvolvimento de estudos sobre métodos da iniciação até a alta performance na Natação Competitiva, tendo como base os mais de 26 anos de experiência e atuação na área.

Régis Mencia chega ao Recreio da Juventude trazendo na bagagem a conquista de duas medalhas de bronze no Short Course World Championship 2018 CHN, quatro medalhas no Troféu José Finkel 2018, todas com Cesar Cielo; o campeonato Brasileiro Juvenil 2017 e o bicampeonato Paulista Juvenil de 2017, ambos pelo Esporte Clube Pinheiros (ECP).

“Eu me junto ao Recreio da Juventude com a missão de transformar a realidade desta comunidade por meio do esporte”, promete o novo técnico.

Mencia foi o criador da Metodologia Técnica da Cesar Cielo Swim Clinic, programa de treinamento do campeão olímpico, apresentado para as equipes de natação do clube em março deste ano. Ele também é membro do Conselho Técnico da Federação Aquática Paulista (FAP) desde 2008.

 

A natação do RJ

A natação é uma das mais tradicionais modalidades esportivas do Recreio da Juventude. A equipe do clube reúne 81 atletas, nas categorias Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil e Júnior, além da Master, que tem comissão técnica própria. Os atletas do RJ são destaques nas competições estaduais e nacionais e em travessias de águas abertas, disputadas ao longo do ano.

As escolinhas de base da modalidade reúnem cerca de mil alunos, dos 0 aos 8 anos, que treinam nas quatro piscinas do clube – 8, 18, 25 e 50 metros. Das escolinhas, os atletas são selecionados para as pré-equipes e depois passam a integrar as equipes de competição do RJ.

A natação é uma das modalidades do projeto Recreio da Juventude Olímpico e tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

 

Complexo Aquático Sede Guarany – Piscina de 50 metros

As equipes de competição do RJ têm a disposição para os treinamentos e preparação um dos mais modernos centros aquáticos do Brasil. O Complexo Aquático Sede Guarany tem uma piscina olímpica coberta, ecologicamente pensada, com tratamento de ozônio e ambientada termicamente, apta a sediar competições estaduais e nacionais.

São 10 raias de 50 metros, nas quais é possível atender até 10 nadadores por raia. Também é possível a instalação de 20 raias no sentido de 25 metros, onde podem nadar até quatro nadadores por raia. A piscina é equipada com 20 blocos de partida, equipamento para recolhimento de raias, além de sistema de cronometragem eletrônico da marca Colorado, utilizado atualmente em competições mundiais e Jogos Olímpicos e adquirido através da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.

 

Crédito das fotos: Jeferson Deboni. Imagens da Cesar Cielo Swim Clinic, programa de treinamento do campeão olímpico, apresentado para as equipes de natação do clube em março de 2020, antes da pandemia.