A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou no fim da tarde desta segunda, dia 2 de março, o cancelamento do Estágio Internacional Sub-18 e do Zagreb Cadet European Cup 2020. A competição seria disputada em Zagreb, na Croácia, entre os dias 7 e 11 de março, e contaria com a participação do judoca do Recreio da Juventude, Marcelo Casanova, como um dos atletas integrantes da Seleção Brasileira.

De acordo com o comunicado oficial do CBJ, a medida foi uma determinação do governo croata para prevenir o avanço da epidemia do coronavírus (COVID-19) no país. O Instituto Croata de Saúde Pública explicou em seu site que: “Como o esporte em questão envolve contato muito próximo dos competidores, a propagação do vírus é potencialmente mais frequente do que no contato social normal ou em outros esportes, e, dado o maior número de países e participantes reunidos, o Instituto Croata de Saúde Pública é da opinião de que se justifica adiar o evento até novo aviso.”

A CBJ irá liberar os atletas que se apresentaram na concentração da seleção, em Pindamonhangaba (SP) no domingo, dia 1º de março, para voltarem para casa.

O Estágio Internacional e o torneio têm a chancela da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação Internacional de Judô (FIJ). O judô é uma das modalidades do projeto Recreio da Juventude Olímpico e tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).