O handebol masculino do Recreio da Juventude confirmou a hegemonia no Rio Grande do Sul. Depois das conquistas do Estadual nas categorias infantil, cadete, juvenil e júnior, a equipe adulta também conquistou o título gaúcho. A fase final da competição foi disputada neste sábado e domingo, 18 e 19 de dezembro, no Ginásio de Esportes do Centro de Educação Integrado, em Campo Bom.

Na semifinal, o RJ venceu o Clube Brilhante, de Pelotas, por 25 a 21. O Brilhante defendia o título de bicampeão da categoria. O adversário do Recreio da Juventude na final foi a AECB, de Campo Bom, que havia derrotado o Talentos, de Canoas, na outra semifinal. Em um jogo muito equilibrado, o RJ perdeu o primeiro tempo por 12 a 10, mas voltou determinado a reverter o placar no segundo tempo. Com eficiência, a equipe fechou o jogo por 24 a 21 e ficou com o título.

A competição teve a chancela da Federação Gaúcha de Handebol (FGHb). O handebol é uma das modalidades do projeto Recreio da Juventude – Despertar Olímpico e tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

O Departamento de Handebol do Recreio da Juventude é patrocinado por Imobiliária Nichele, Representações Claudião Ltda., Expresso São Marcos, Madetravi Indústria e Comércio de Madeiras, Vault, Monterey Loteamento Residencial Fechado e BWB Incorporadora.