A partir do dia 23 de julho, os olhos do mundo estarão voltados para Tóquio, para a disputa de mais uma olimpíada e o Recreio da Juventude irá entrar no clima da principal competição esportiva do mundo. Para marcar o início dos jogos olímpicos, o RJ irá promover uma live com a participação dos medalhistas olímpicos Cesar Cielo, Éder Carbonera e Vanderlei Cordeiro de Lima. O Papo Olímpico será realizado na quinta-feira, 15 de julho, às 19h30min, com transmissão pelo Facebook e canal do Youtube do Recreio da Juventude e da Bitcom. 

O objetivo do evento é promover a aproximação da comunidade com o universo do esporte olímpico, além de oportunizar aos atletas do clube a troca de experiências e o contato próximo com atletas de alto rendimento, referências em suas modalidades. Durante a live, os medalhistas olímpicos convidados falarão sobre suas experiências no esporte e nos jogos. Haverá espaço para perguntas dos espectadores.

 

Os convidados

 

Cesar Cielo

Cesar Augusto Cielo Filho tem 34 anos e é natural de Santa Bárbara D'Oeste, São Paulo.

É ganhador de três medalhas olímpicas: ouro nos 50m livres com recorde olímpico e bronze nos 100m livres em Pequim/2008; e bronze nos 50m livres em Londres/2012.

É detentor de 11 títulos mundiais – nove deles individuais – e recordista mundial nos 50m e 100m livres. Tem 16 medalhas em mundiais em piscina longa e curta; oito em pan-americanos, sendo sete de ouro, além de 10 títulos do National Collegiate Athletic Association (NCAA).

Em março de 2020, o nadador esteve no Recreio da Juventude para ministrar a Cesar Cielo Swim Clinic (CCSC) para as equipes de natação.

 

Éder Carbonera

Éder Carbonera tem 37 anos e é natural de Farroupilha, Rio Grande do Sul. Campeão olímpico com o Brasil no Rio de Janeiro, em 2016, o central foi anunciado como o novo reforço do SESI-SP para a temporada 2021/2022, depois de conquistar a Bundesliga 2020/21, com o Berlin Volleys, da Alemanha.

Pela seleção ele também ganhou duas ligas mundiais, em 2007 e 2009, e o pan-americano de Guadalajara, em 2011. A galeria de troféus de Éder tem ainda sete superligas, quatro pelo Cimed, de Florianópolis, e três pelo Sada Cruzeiro, de Belo Horizonte.

 

Vanderlei Cordeiro de Lima

Vanderlei Cordeiro de Lima tem 52 anos e é natural de Cruzeiro do Oeste, Paraná. Bicampeão pan-americano, em Winnipeg, 1999, e Santo Domingo, 2003, ele ficou conhecido mundialmente por seu fantástico fair play nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Depois de ser interceptado enquanto liderava com folga a maratona olímpica, voltou à disputa e terminou em terceiro lugar. Sua nobre atitude garantiu também a medalha Barão Pierre de Coubertin, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), enaltecendo seu grau de esportividade e espírito olímpico. Ele é o único atleta latino-americano a receber a honraria. 

Vanderlei teve a honra de acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, coroando sua trajetória de sucesso e exemplo. Em 2018 foi convidado para integrar a primeira turma de atletas do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro, eternizando seus pés ao lado de grandes nomes do esporte brasileiro.

 

Programe-se

Papo Olímpico

Data: 15 de julho, quinta-feira

Horário: 19h30min

Transmissão: Facebook e canal do Youtube do Recreio da Juventude

                        Facebook e canal do Youtube da Bitcom

Convidados: Cesar Cielo, Éder Carbonera e Vanderlei Cordeiro de Lima

 

Crédito das fotos: Divulgação