2020 está sendo um ano diferente em muitos aspectos, mas Ana Júlia Sachet Britz está vivendo esses dias incertos com leveza e tranquilidade. Com beleza marcante, a jovem une a meiguice de menina e a alegria e a vivacidade dos seus 17 anos para se dedicar ao cargo de soberana do Recreio da Juventude, dando continuidade a uma tradição de mais de sete décadas de rainhas no clube.

Neste período de isolamento social, ela e a família – o pai Marcelo, a mãe Juliana, e a irmã Juliê, de 11 anos - se recolheram na casa de praia em Capão Novo, de onde ela contou um pouco como é a sua rotina diária, a sua relação com o clube e deixou uma mensagem carinhosa para as debutantes do RJ, com quem está dividindo os momentos pré-debut por meio de atividades on-line.

 

Ana Júlia e o RJ

A relação de Ana Júlia com o Recreio da Juventude é recente mas muito intensa. A família decidiu se associar em 2017, convencida pela “beleza e imensidão dos verdes” das sedes do RJ. Neste mesmo ano, Ana Júlia participou da festa do Baile de Debutantes como convidada de uma amiga. “Achei incrível! Eu já tinha reservado o salão para a minha festa de 15 anos, em maio do ano seguinte, mas falei para o meu pai que na verdade eu queria mesmo era debutar”.

No ano seguinte, em 2018, lá estava Ana Júlia entre as 21 belas meninas que debutaram pelo clube. A experiência ficou marcada na memória e no coração dela. As jovens tiveram a oportunidade de conviver, se divertir e estreitar os laços de amizade nas atividades do pré-debut e no fim de semana que passaram juntas em Salvador.

“O baile foi o brilho final para o nosso ano ‘Fabuloso’ (referência ao Debut Fabulous, o tema do baile em 2018). Foi uma noite inesquecível, não só para nós debutantes, mas para os pais, a família e os amigos”.

Passado o baile, no ano seguinte, em 2019, Ana ainda teria mais um grande momento de emoção no Recreio da Juventude. Ela entrou definitivamente para a história do RJ como a 71ª rainha do clube. Ana Júlia recebeu a coroa de Maria Fernanda Ronchetti Grillo, na noite de 28 de setembro, no Baile de Debutantes, e deu início a sua trajetória como soberana do RJ.

“Eu me sinto extremamente grata e honrada por representar o Recreio da Juventude como a 71ª Rainha”, afirma.

 

A rotina da rainha

Enquanto aguarda a retomada das atividades do clube e a continuidade da agenda de compromissos, Ana Júlia mantém uma rotina intensa e dedicada aos estudos no litoral gaúcho. Aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola La Salle Carmo, ela ocupa boa parte dos seus dias com as atividades escolares e na preparação para o curso de psicologia, a profissão que pretende seguir.

Se por um lado, o período da quarentena a deixa com saudades da rotina da escola, da convivência com os amigos e de curtir o clube nos fins de semana, o isolamento em casa está garantindo mais tempo ao lado da família. A rainha não esconde o carinho e a ligação que tem com os pais e a irmã. “Tenho orgulho de ter pessoas como eles ao meu lado.”

Em meio às atividades profissionais do pai, consultor comercial, e da mãe, consultora da área da saúde, a família se mantém unida. Ana Júlia revela que eles já costumavam, mesmo antes da pandemia, fazer muitas atividades juntos, à noite e nos fins de semana. “Agora estamos nos curtindo (e nos aguentando) 24 horas por dia”, brinca.

Ana também reserva um tempo bem especial do seu dia a dia para a música. Há alguns dias ela enviou um vídeo para as redes sociais do clube em que interpretava a canção Peça Felicidade, da banda Melim, e apresentou ao público uma voz poderosa e muito talento.

A rainha revela que canta “desde que me chamo Ana Júlia.” Aos seis anos ela ganhou um violão de acordo com a sua idade e estatura, já que o instrumento que a família tinha era enorme para ela. “Comecei a fazer aulas de violão e logo depois de canto. Hoje toco por conta mesmo. Participei de várias apresentações da escola de música e da escola. Gosto de compor às vezes, adoro escrever crônicas, textos e poemas”.

O talento da rainha Ana Júlia pode ser conferido no seu canal do Youtube, reativado recentemente, no período de quarentena.


Um pouco mais sobre a rainha

Passatempos: Ler, cantar, tocar instrumentos, escrever, assistir filmes e séries, sair com os amigos.
Livro: Numbers, de Rachel Ward
Perfume: Ck One Shock
Noite ou dia: gosto das transições do dia pra noite e da noite pro dia. Para mim é quando o céu fica mais inspirador e me transmite muita paz.
Música: Felicidade, de Marcelo Jeneci
Filme: Meu Amigo Enzo, porque assisti na semana passada e chorei horrores!
Prato: massa e bife à milanesa
Roupa: moletom e calça larga, o look da quarentena

 

Mensagem para as debutantes

Eu quero dizer para que vocês vivam e aproveitem de forma profunda todos os momentos, as atividades e os sorrisos que o pré-Debut e o Debut proporcionam. Que verdadeiros laços de amizade se criem entre vocês, porque essa é uma das partes mais bonitas e especiais do Debut. Quanto mais próximas vocês estiverem, mais esses momentos vão se tornar fantásticos, vocês vão ver!