O esporte multicampeão do Recreio da Juventude acaba de ganhar mais uma modalidade vitoriosa. Em uma parceria com o Colégio Murialdo, o clube passa a oferecer a prática de badminton. Os interessados podem se inscrever pelo aplicativo. 

As atividades serão realizadas nas quadras do Colégio Murialdo, na Rua Marquês do Herval, no Centro de Caxias do Sul. A escolinha irá iniciar os atletas na prática esportiva; as equipes de competição irão representar o clube em torneios regionais e nacionais.

De acordo com o vice-presidente de Esportes do Recreio da Juventude, Fabiano Toigo, o badminton entra para o hall de atividades esportivas olímpicas praticadas no clube com a promessa de grandes resultados.

“Nossa estratégia na gestão esportiva é expandir cada vez mais as possibilidades e abrir portas para as novas modalidades, contemplando e incentivando a formação da futura geração de atletas”.

No total serão atendidos 40 atletas na equipe de competição e até 20 alunos por turma na escolinha, desde as categorias Mini, de 5 a 7 anos, até a Master, a partir dos 19 anos. As aulas e treinamentos serão comandados por Noeslem Lima, técnico da Seleção Brasileira de Surdos, auxiliar técnico da Seleção Brasileira Juvenil, tutor da Federação Internacional de Badminton e membro da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil (COB); e por Alessandra dos Santos, auxiliar técnica da Seleção Brasileira de Surdos, atleta número um da categoria sub-17 por dois anos.

O badminton foi incluído entre as modalidades esportivas do Recreio da Juventude após aprovação pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 1º de fevereiro de 2021.

 

O badminton

Semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, o badminton pode ser disputado de forma individual ou em duplas. É jogado com raquetes e em vez de uma bolinha, o objeto a ser rebatido para o outro lado da rede é uma peteca.

Ele foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo praticado na Índia, o poona. No Brasil, a primeira partida oficial foi disputada em São Paulo, no início da década de 80.

 

O badminton em Caxias do Sul

A modalidade começou a ser praticada em Caxias do Sul em 2012, mas em 2016 começou a colecionar resultados expressivos, principalmente devido à chancela da Confederação Brasileira de Badminton, que credenciou a cidade como pólo formador do estado com a criação do Centro de Formação em Badminton Murialdo. O Centro é referência no Rio Grande do Sul e um dos quatro maiores do país.

Desde 2016, mais de 1500 crianças foram atendidas para a formação e disputa de competições. Entre as conquistas estão um primeiro e um terceiro lugar em sul-americano, mais de 50 medalhas nacionais e 300 estaduais, além da liderança do ranking nacional.

 

Clique aqui e confira a grade de horários do badminton