O badminton do Recreio da Juventude/Murialdo está entre os melhores da América do Sul. A equipe voltou para casa com três medalhas individuais e um ouro por equipes no Sul-Americano, disputado entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, em Joinville, Santa Catarina.

Gabriel Casara foi bicampeão na sub-17 duplas, jogando ao lado de João Mendonça, de São Paulo, repetindo a conquista de 2019, no Equador. Kaio Moreira e Arthur Boeira foram bronze nas duplas sub-13 competência individual; e Maria Eduarda Biavatti e Sofia Mota também ficaram com o terceiro lugar nas duplas sub-13 competência individual.

“Esses resultados são fruto de resistência, resiliência e dedicação de todo um time que nunca esmoreceu, mesmo em meio à pandemia. Quando um ganha, todos vencem”, comemorou o técnico da equipe, Noeslem Lima.

O Recreio da Juventude/Murialdo teve também um representante na Seleção Brasileira que disputou o Sul-Americano por equipes. Arthur Zaneti, de 17 anos, foi campeão com o Brasil na sub-19.

O Sul-Americano será disputado nas categorias Individual – Principal, Sub-19, Sub-17, Sub-15 e Sub-13 – e Equipes – Principal e Sub-19, nas modalidades Simples Masculino e Feminino e Duplas Masculino, Feminino e Mistas. O torneio irá reunir atletas do Peru, Chile, Honduras, Argentina, Equador, Colômbia e Brasil.

A competição tem a chancela da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), em parceria com a Confederação Sudamericana de Badminton (CONSUBAD), Federação Catarinense de Badminton (FCB) e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville.