Publicada em 20 de julho. Atualizada em 26 de julho.

 

A primeira medalha do badminton do Recreio da Juventude veio de uma competição internacional. O atleta do Recreio da Juventude/Murialdo, Gabriel Casara, 15 anos, integrou o time brasileiro que conquistou o vice-campeonato Pan-Americano Júnior, em Acapulco, no México. O Brasil chegou à final de forma invicta, perdendo a decisão para os Estados Unidos. A competição foi realizada entre os dias 15 e 23 de julho.

Após a conquista por equipes, o atleta seguiu na disputa individual e em duplas. Nas duplas mistas, ele jogou ao lado de Maria Fernanda de Souza. A dupla chegou até as quartas-de-final e encerrou a competição entre as oito melhores das Américas. Nas duplas masculinas, Gabriel competiu ao lado de João Mendonça, perdendo nas quartas para o Peru e também terminando a competição entre os oito melhores das Américas.

Gabriel Casara é o atual campeão sul-americano de duplas. Ele garantiu a vaga no pan por ser o número dois do ranking nacional de duplas masculino e um dos seis melhores simplistas do Brasil. O Pan-Americano foi a terceira competição internacional de Casara. Em 2016, ele foi bronze no Sul-Americano, disputado no Rio de Janeiro; em 2019, foi ouro no Sul-Americano do Equador.

O badminton passou a integrar as modalidades esportivas do Recreio da Juventude em abril deste ano. O esporte é oferecido pelo clube em uma parceria com o Colégio Murialdo. As atividades acontecem nas quadras da escola, no Centro de Caxias do Sul.