O Judô do Recreio da Juventude chegou no pódio dos Jogos Paralímpicos de Paris. Aos 21 anos, Marcelo Casanova mais uma vez fez história e conquistou o bronze na capital francesa no peso médio (-90kg) da categoria J2, para atletas com definição de imagem). A conquista veio na manhã deste sábado, 7, dia emblemático da Independência do Brasil, com o atleta caxiense colocando a bandeira do país em destaque para todo o mundo. A conquista é uma marco para o Clube, que teve seu primeiro atleta em uma Paralimpíada, mas também para o esporte do Rio Grande do Sul, que tem um representante do paradesporto medalhando no mais alto nível.

 

Entrando direto nas quartas de finais, Casanova iniciou o dia enfrentando o inglês Evan Molloy. Apesar de um confronto equilibrado, o atleta do Recreio sempre se manteve ativona luta. Assim, conseguiu um Wazari e, com maturidade, administrou o restante da luta para se garantir nas semifinais. No confronto que valia vaga na decisão, o adversário foi o francês Helios Latchoumanaya, líder do ranking mundial. Apesar de conseguir neutralizar as entradas do adversário, Marcelo recebeu duas punições e o francês conseguiu um wazari num contra-ataque a menos de um minuto do fim de combate. Sem poder receber nova advertência e precisando pontuar, Casanova preciso ser ainda mais ofensivo e acabou sofrendo o Ippon.

 

Na disputa do bronze, Casanova encarou o italiano Simoni Cannizzaro. Mais uma vez, Marcelo mostrou o porque chegou em Paris como número quatro do Mundo e dominou o combate. Com um Wazari de vantagem, conquistado na metade do tempo de luta, o judoca caxiense controlou o adversário que, com duas punições, tentou levar vantagem sobre o atleta do Recreio, mas sem sucesso. Marcelo Casanova acabava de colocar seu nome na história do esporte mundial.

 

A medalha em Paris completa um ciclo de excelência de Casanova, com o ouro parapan-americano, ouro do Pan-Americano de Judô Paralímpico e o bronze nos Jogos Mundiais da IBSA (Associação Internacional de Esportes para Cegos).

 

O atleta Marcelo Casanova integra o projeto Recreio Paralímpico - Preparação Paris 2024 - financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE/RS.