Um mundo de cores e brincadeiras que promete encantar os pequenos associados do Recreio da Juventude. Assim é o Splash Park, o novo parquinho infantil da Sede Juventude, que foi disponibilizado aos associados nesta quinta, 13 de novembro. 

 

Instalado na área próxima às piscinas externas, o espaço foi totalmente renovado e pensado para proporcionar momentos especiais de lazer. Com 800m², o parquinho conta com brinquedos tradicionais na área seca — como gangorra, balanço e escorregador — e uma grande novidade: a área molhada, equipada com brinquedos com água, como baldes malucos, tobogã e tapete com chafariz. A água é aquecida, garantindo conforto mesmo nos dias mais frescos. 

 

Nesta área molhada não haverá formação de piscinas; toda a água utilizada no funcionamento dos brinquedos será drenada e escoada pelos encanamentos a serem instalados. O novo parquinho também contará com algumas opções de brinquedos inclusivos, com possibilidades de uso por crianças PcDs, como balanço, gangorra e o domus.   

 

O nome Splash Park foi definido pelas crianças. Entre os dias 27 e 30 de outubro, o clube recebeu as sugestões de nomes dos associados. As três melhores opções foram divulgadas no Instagram para a votação pública que escolheu Splash Park.  

 

Projeto exclusivo e com foco na segurança 

O projeto da nova área infantil foi desenvolvido sob medida para o Recreio da Juventude pela Aquarela Parques. A empresa é certificada pelo Instituto Nacional de Avaliação da Conformidade em Produtos (INNAC), que atesta que seus produtos estão em conformidade com as normas da ABNT de qualidade, segurança e durabilidade dos materiais.  

 

Os brinquedos seguem padrões de altura, medidas e circunferências específicos para as crianças para evitar qualquer tipo de risco, como, por exemplo, o aprisionamento de dedos, mãos ou pés. Além disso, contam com aberturas especiais em túneis para prevenir casos de fobias e desconfortos. Todos os itens são produzidos com materiais e tintas atóxicas e que evitam a geração de eletricidade estática e a sensação de choques elétricos ao toque.    

 

O projeto desenvolvido para o clube segue ainda o conceito de sustentabilidade. Há brinquedos com cordas feitas de garrafas PET recicladas. Também foram instaladas lixeiras e bancos em madeira plástica reciclável. Os bancos irão garantir o conforto e a comodidade dos pais e responsáveis ao acompanhar as brincadeiras das crianças.    

 

Orientações de uso 

 

Respeite as indicações de idade de cada brinquedo 

 

Supervisão obrigatória  

É indispensável a presença de um responsável durante toda a permanência da criança no parquinho, especialmente na área molhada.   

Crianças menores de 4 anos devem estar sempre acompanhadas por um responsável maior de idade.  

   

Não é permitido o uso de sabão ou espuma 

Esses produtos podem tornar o piso escorregadio e causar acidentes.  

   

Não é permitido o uso de vidro ou recipientes quebráveis 

Garrafas, potes ou brinquedos de vidro representam risco de acidentes.  

  

Evite brinquedos pessoais grandes ou perigosos 

Brinquedos que possam machucar ou causar acidentes não devem ser levados ao parquinho. 

 

É proibido o consumo de alimentos e bebidas na área molhada