O Departamento de Judô, um dos mais tradicionais do Recreio da Juventude, com 57 anos de história, registrou mais um momento marcante na sua trajetória vencedora. Na noite desta quarta-feira, 27 de agosto, foi realizada a solenidade oficial de inauguração do novo Dojô do Recreio da Juventude, um momento marcado pela celebração ao novo espaço e confraternização entre atletas, associados e apoiadores do esporte.
As instalações exclusivas para a prática da modalidade e treinamento e preparação dos atletas agora ocupam o Salão Verde, na Sede Juventude. A área passou por uma adequação para atender aos judocas do RJ. A estruturação do novo espaço da modalidade no clube foi uma ação do Plano Global de Investimento, que prevê uma série de melhorias e a revitalização da infraestrutura das sedes.
A inauguração oficial reuniu atletas e familiares, associados, diretorias do clube e empresas apoiadoras das modalidades esportivas do RJ. O corte da faixa da inauguração contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo, Gregório Tedesco; do presidente Executivo, Diego Biglia; do vice-presidente de Esportes, Fabiano Toigo; e pelo segundo vice-presidente da Federação Gaúcha de Judô e judoca do RJ, Alexandre Scopel Vanin.
O judoca Marcelo Casanova, atleta do clube que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e um dos principais nomes da modalidade no país, também participou da solenidade de entrega oficial do seu novo espaço de treinos e preparação.
Na entrada do Dojô, uma linha do tempo registra as principais conquistas do judô do Recreio da Juventude, desde o início das suas atividades, em 1967, até a conquista de Casanova, em 2024, como forma de inspirar as novas gerações de atletas que serão formadas ali.
No novo Dojô, a área do tatame, o espaço para lutas, aumentou de 450 m² - do antigo espaço - para 557 m². Além disso, entre as melhorias executadas estão a instalação dos novos vestiários - masculino, feminino e PcD – com chuveiros, sanitários, armários e bancos. Os sanitários existentes foram revitalizados para atender a demanda dos vestiários. Uma sala para os professores irá atender às questões administrativas. A área externa do prédio também recebeu melhorias, como a revitalização das pinturas das paredes e do jardim.
O projeto do novo Dojô reservou um espaço bem especial para abrigar uma exposição de parte dos troféus e prêmios conquistados pelo departamento ao longo dos anos. Essas conquistas, tão representativas para o esporte do Recreio da Juventude estão agora em uma ampla e visível galeria, também servindo de inspiração para os judocas em formação.