Na tarde desta quarta, 7 de maio, foi realizada a retirada de duas árvores de grande porte da Sede Juventude que estavam danificadas e em risco de queda.   

 

A supressão dos exemplares faz parte do trabalho de acompanhamento de todas as árvores do clube, que inclui o monitoramento das espécies, da fitossanidade de cada uma e da avaliação da necessidade de supressão ou não. As árvores retiradas foram consideradas mortas. Para cada árvore nativa removida, são plantadas 15 mudas no lugar, conforme determinações da legislação vigente. 

 

“Todas as árvores têm um ciclo de vida que precisa ser cuidado e acompanhado para evitar quedas e acidentes com as pessoas que circulam ao seu redor”, explica Andrea Giordano Conci Bianchi, bióloga da Bioplanet Consultoria Ambiental, parceira do RJ no trabalho de manutenção e conservação das áreas verdes das sedes. 

 

Além do acompanhamento técnico da empresa contratada, o trabalho tem a supervisão e a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio de alvará florestal de corte.