No dia 24 de dezembro de 2025, o Projeto Formando Atletas encerra seu período de vigência, que iniciou em 31 de janeiro deste ano. No total, 36 atletas do Recreio da Juventude foram beneficiados diretamente, com participações em competições estaduais e nacionais ao longo da temporada. A iniciativa contou com apoio financeiro do Pró-Esporte — programa de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio Grande do Sul.
Dentro do projeto, fizeram parte as categorias sub-15, sub-16 e sub-17, as quais disputaram seus respectivos campeonatos estaduais. Enquanto o sub-16 do RJ sagrou-se campeão invicto, o sub-15 e o sub-17 ficaram em segundo lugar.
Já a nível nacional, o clube esmeraldino ficou em 10º lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) 3x3 sub-17, e no sub-17 (5x5) disputado em Guarapari (ES), chegou em 7º lugar. O sub 17 também foi campeão da classificatória B do CBI 17 em Uberlândia (1º de 33 times ) e ficou em 14º na classificação geral do CBI na fase final sub-17.
O projeto teve como objetivo fortalecer o desenvolvimento da categoria de base do basquete no Rio Grande do Sul, por meio de treinamentos de qualidade e da oferta de estrutura logística adequada para competições de alto nível. A iniciativa garantiu condições para que os atletas vivenciassem ambientes competitivos nacionais, ampliando experiência, maturidade esportiva e evolução técnica.
Sobre o Pró-Esporte RS
Instituído pela Lei nº 13.924/2012 e regulamentado pelo Decreto nº 55.534/2020, o Pró-Esporte RS é o Programa de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio Grande do Sul e conta com a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) como um de seus principais mecanismos de fomento. A LIE permite que contribuintes do ICMS destinem recursos a projetos desportivos e paradesportivos aprovados, contribuindo para a formação de atletas, o fortalecimento do esporte de base e a consolidação de trajetórias esportivas de longo prazo.
Patrocinadores:
- Lang do Brasil;
- Giacomet;
- Empório Minuano.