O Basquete mais uma vez foi ponto de integração no Recreio da Juventude. Na quarta-feira, 15, a quadra poliesportiva recebeu os alunos do projeto Recreio na Escola para um momento de união entre os jovens oriundos de escolas públicas de Caxias do Sul e de Guaíba.

 

O projeto Recreio da Juventude Educacional / Prefeitura de Caxias do Sul, faz parte do Recreio na Escola e conta com o financiamento do Fiesporte, em Caxias do Sul. Já na cidade de Guaíba o projeto conta com o apoio da empresa CMPC, parceira do Recreio da Juventude. Ao todo, mais de 80 crianças e adolescentes entre os dois projetos, que têm no basquete o ponto de partida para o desenvolvimento social e educativo que o esporte proporciona, puderam ter um dia diferente dentro do Clube.

 

Entre as atividades na Nova Sede, os alunos realizaram minijogos com a orientação dos técnicos das categorias de base do Basquete do Recreio da Juventude e os orientadores do projeto. Além disso, a gurizada teve a oportunidade de acompanhar no Ginásio do Sesi a partida entre Caxias do Sul Basquete e Mogi Basquete-SP, pelo Novo Basquete Brasil (NBB), com direito a foto dentro da quadra com o Gambasquete, mascote do time gaúcho na principal competição da modalidade no país.

 

Para Maicon Marcolin, gerente de projetos do Recreio, o encontro foi a oportunidade de mostrar o tamanho do projeto e a importância do trabalho desenvolvido para os jovens:

 

- Todos os beneficiados são oriundos de escolas públicas e praticam a modalidade de basquete duas vezes por semana, em uma ação do Recreio da Juventude que expande a sua expertise esportiva para toda a comunidade. Através da dinâmica esportiva, as crianças e adolescentes são incentivadas a aprimorar habilidades sociais, tais como trabalho em equipe e liderança, enquanto também contribuem para a prevenção de comportamentos de risco – explicou Marcolin, valorizando o evento realizado na Serra Gaúcha:

 

- Este evento é dedicado a destacar e celebrar o trabalho realizado ao longo do ano, promovendo atividades de integração entre os participantes e proporcionando uma imersão no universo do basquete profissional, reforçando a importância desses projetos ao conectar os participantes com modelos a serem seguidos e referências positivas.

 

O Recreio da Juventude segue em busca de manter a integração com a comunidade além dos muros das quatro sedes da entidade. A relevância do Clube dentro da comunidade gaúcha é vista como além de somente para seus associados, mas como um instrumento de transformação social.