A metodologia de ensino da natação do Recreio da Juventude tem um novo formato a partir deste ano. Com base em um pilar teórico do ensino e aprendizagem da natação e na experiência dos profissionais do clube – alguns com mais de 20 anos de atuação na área - a metodologia foi reorganizada pelo formato de categorias.

   

A divisão nas categorias é balizada pelo ano de nascimento do aluno e pela habilidade na água, dividida em nível 1 e nível 2. Cada categoria usará uma touca de cor diferente: de 0 a 3 anos, a touca branca; de 4 a 5 anos, a touca amarela; de 6 a 8 anos, a touca verde; de 9 a 14 anos, a touca laranja.    

 

“Essa metodologia é utilizada em outros grandes clubes do Brasil, como o Flamengo, por exemplo. O uso das toucas é uma forma de organização das turmas e de identificação dos alunos, de acordo com a sua fase de aprendizagem”, explica o líder da Natação Formativa do RJ, Edemar Junior.  

 

A avaliação dos alunos será realizada nos meses de março e julho quando, de acordo com a análise dos professores, poderão passar do nível 1 para o 2. Há casos em que os alunos já poderão iniciar as atividades no nível 2, se demonstrarem a destreza necessária na água. Neste caso, as atividades na piscina servirão para o aperfeiçoamento da parte técnica. Na passagem de nível, os alunos receberão um certificado, como forma de reconhecimento e incentivo para os treinamentos.   

 

A partir do dia 18 de março, todos os alunos deverão participar das aulas com as toucas de cada categoria. O material pode ser adquirido na loja Mar Um Sports, no Recreio Mall, na Sede Juventude.  

 

Clique aqui e confira como é feita a divisão por categorias e níveis dos alunos. A nova metodologia também está detalhada em painéis, instalados nas piscinas das sedes Juventude e Guarany.