Um dos principais nomes da natação feminina paralímpica do Brasil agora é atleta do Recreio da Juventude. Larissa Rodrigues, 17 anos, iniciou os treinamentos no clube, na piscina olímpica da Sede Guarany, visando a participação no Para Swimming World Series, em Berlim, na Alemanha, a partir do dia 31 de março, uma das principais competições da modalidade no mundo.

Larissa tem em seu currículo cinco ouros e uma prata nas Paralimpíadas Escolares de 2019; e três ouros e um troféu de atleta destaque no Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul (Paracergs) de 2017. É primeira colocada no ranking nacional, campeã regional e recordista das paralimpíadas escolares, tendo conquistado o título em 2017, 2018, 2019 e 2021. É integrante da Seleção Brasileira de Jovens de natação paralímpica e foi a única representante do Rio Grande do Sul no Camping Escolar Paralímpico em 2018, projeto promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que marcou o início das atividades rumo à Paralimpíadas de 2024, em Paris.

A atleta nasceu com uma má-formação congênita nos braços e pernas e começou a nadar aos 12 anos, apenas para se locomover na água. Em 2017, surgiu uma oportunidade de competir no atletismo. Depois disso, veio o convite para participar da natação no Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul, o PARACERGS.  

“Nessa competição eu fui convocada para participar da Seleção Gaúcha que iria para as Paralimpíadas Escolares 2017. Fui destaque do torneio e desde então não parei mais de treinar”, conta.

A atleta virá de Ipê, onde mora, para treinar no clube. A rotina dela no Recreio da Juventude incluirá atividades na piscina e preparação física nas terças e quintas-feiras. Com a promessa de se dedicar muito aos trabalhos no RJ, Larissa tem a expectativa de medalhas em Berlim e de alcançar uma boa colocação no ranking mundial. Ela disputará seis provas na Alemanha, incluindo a de 150m, sua especialidade. A programação de competições da atleta para este ano inclui também o Open nacional e internacional.

“Eu sempre via o Recreio da Juventude como um clube muito grande. Essa piscina (P50, na Sede Guarany) é algo com que todo atleta sonha. A estrutura é muito grandiosa. Saber que hoje estou neste clube vai me abrir muitas portas. Estou muito feliz de hoje poder estar aqui e representar o RJ. A expectativa é treino, treino, treino e muitas conquistas”, promete Larissa.  

As atividades da atleta no clube serão realizadas em uma parceria entre Recreio da Juventude e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), com apoio da Prefeitura de Ipê.