Em 1931, o Recreio da Juventude sediou a primeira exposição de uvas e produtos coloniais que seria o embrião da Festa da Uva. 90 anos depois, o clube será homenageado por este marco histórico no vestido da rainha da Festa da Uva 2022, Pricila Zanol. O lançamento dos trajes oficiais está previsto para dezembro.

A pesquisa para a idealização dos trajes ficou a cargo do jornalista e pesquisador Charles Tonet. Ele se baseou na história da festa, desde as feiras agroindustriais de 1881, mesclando com componentes que projetam o futuro. A pesquisa de referência para a releitura dos trajes contempla três elementos principais: as feiras agroindustriais e acontecimentos que formaram a identidade econômica pré-Festa da Uva; as forças atuantes na comunidade em 1931; e o modelo atual da festa - rainha, festa, desfile - consolidado em 1932.

Com a união desses três elementos, chegou-se à proposta para os três trajes. O da rainha Pricila Zanol homenageia a vestimenta oficial da rainha Adélia Eberle e o Recreio da Juventude, que recebeu o primeiro evento em 1931. A primeira exposição de uvas aconteceu na então sede do clube, localizada na esquina das ruas Visconde de Pelotas e Sinimbu. O sucesso da feira garantiu que, antes mesmo do encerramento, uma segunda edição já fosse planejada, dando início à tradição da Festa da Uva na cidade. O prédio desta sede do clube foi vendido, tempos depois, para o Círculo Operário Caxiense.

O vestido da princesa Bianca Fabro Ott remete à formação do modelo ‘festa’, contido nos elementos da Festa da Uva de 1932, como sede e desfile; e o da princesa Bruna Mallmann presta júbilo aos predecessores da Festa da Uva, os locais onde foram realizadas as feiras agroindustriais.

A estilista Vivian Boff Zaparolli, de Ana Rech, é a responsável pelo desenho e pela confecção dos vestidos.

"A partir das informações da pesquisa histórica do Charles, fiz minha pesquisa e idealizei os trajes das meninas. Procurei resgatar a origem, a essência e a parte artesanal. As palavras que definem esse trabalho são simplicidade e resgate", explica.

A Festa da Uva acontece de 18 de fevereiro a 6 de março. O tema desta edição é Juntos outra vez!, que faz referência à retomada da festa, ao esforço coletivo, engajamento das pessoas, união, equipe, além das lembranças de outras festas e de outros momentos.