Prezado Associado:

 

O Recreio da Juventude durante a sua exitosa trajetória de 111 anos, sempre soube se manter atual, inovador e visionário, ajustando seus rumos quando necessário, garantindo assim sua relevância e perpetuidade.

 

Tais características estiveram presentes quando 29 jovens deram início a um clube social e recreativo apenas para homens solteiros, quando em menos de 10 anos de história trocou de sede inúmeras vezes, quando se abriu para as mulheres, para as práticas esportivas e quando inaugurou seu cinema em 1927. Depois, nos anos 50, adquiriu a atual Sede Campestre (Juventude), sob protestos de vários que julgavam ser uma colônia distante do centro da cidade e, também inaugurou a Sede Social.

 

No final dos anos 70, o Clube passou de cobranças bimestrais para mensais, possibilitando grandes investimentos na Sede Campestre, como por exemplo, a construção do nosso Ginásio de Esportes, até hoje o coração do nosso RJ, a construção da piscina térmica e a cobertura das primeiras quadras de tênis.

 

Em 2011 o Clube, diante de uma oportunidade ímpar e contando com o arrojo e coragem dos seus órgãos diretivos, mesmo sob o protesto de alguns, incorporou o clube Recreio Guarany, se colocando como um dos primeiros clubes do Brasil a realizar esse modelo de negócio, o que mostrou mais uma vez a assertividade das ações do RJ.

 

Hoje os desafios são outros. Vários clubes passam por dificuldades, em especial para atrair e reter associados, oferecendo serviços de qualidade. Todavia, o Recreio da Juventude caminha no sentido contrário, pois a frequência nas sedes aumentou 40% em 2022, comparado ao ano 2019 e deve fechar 2023 com mais de 40% de aumento em relação ao ano de 2022, considerando-se que o número de associados permanece estável há longos anos.

 

Nesse contexto, em 2022, o Clube adquiriu a Nova Sede, aproveitando uma nova oportunidade, entregando de imediato quadras cobertas de qualidade aos associados e iniciando o planejamento para a implantação de uma Arena Multiuso. Ao mesmo tempo, lançou as bases de um projeto inovador profundamente conectado com seus valores, o qual colocará mais uma vez o Recreio da Juventude na vanguarda.

 

Por tudo isso, o Recreio da Juventude tem se organizado internamente, reestruturando e profissionalizando ainda mais sua gestão. Novos profissionais foram contratados, processos estão sendo revistos e formatados, e o desempenho de cada área está sendo monitorado através de indicadores.

 

Importante ressaltar os constantes investimentos em segurança e infraestrutura, e você pode acompanhar essas ações através do site   https://.projetos.recreiodajuventude.com.br.

 

E, nesse espírito de ampliar a transparência, melhorando a comunicação, também foram desenvolvidos novos recursos para o Serviço de Atendimento ao Associado (SAA), um novo site, uma plataforma de conteúdos, o chatbot, entre outras facilidades.

 

Por fim, é essa história que fez o Recreio chegar aos 111 anos, sempre se renovando, como um dos melhores e maiores clubes do Brasil, sendo reconhecido pela Confederação Nacional de Clubes, com a Placa Ouro, uma distinção concedida aos 10 clubes mais relevantes do Brasil no ano de 2023, entre mais de 11 mil entidades clubísticas.

 

O nosso compromisso é seguir investindo, como forma de impulsionar o crescimento sustentável e consolidar o Recreio da Juventude no lugar de destaque que já vem ocupando entre os melhores clubes do país. Para isso, estamos projetando para o próximo ano, entre outras ações:

Cobertura retrátil da piscina da Sede Guarany;

Reforma completa na P18 (piscina) do Guarany;

Parque Indoor;

Reforma completa dos vestiários das piscinas da Sede Campestre;

Início das obras de reforma e adequações para a Arena Multiuso na Nova Sede;

Ampliação da oferta de vagas nas escolinhas;

Aprovação para execução das novas piscinas na Sede Campestre.

 

Diante disso, para garantir sua capacidade de investimento, tanto para futuras benfeitorias, quanto para a preservação do patrimônio de todos os associados, permitindo assim, a adequação ao mercado e a permanente saúde financeira do RJ, as mensalidades sofrerão reajuste, passando ao valor de R$ 387,00 (trezentos e oitenta e sete reais), a ser atualizado na fatura com vencimento em 10 de fevereiro de 2024.

 

Como consequência desse reajuste, em conjunto com o Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva definiu que os títulos do Clube terão seu valor aumentado até o limite estatutariamente permitido, o qual será divulgado oportunamente. Esta medida, além de valorizar ainda mais nosso Clube e o patrimônio de cada associado, será importante para que possamos compatibilizar a excelência no atendimento que buscamos com a infraestrutura disponível.

 

Sabemos que os desafios são enormes e que eventualmente existirão opiniões divergentes e críticas. Por isso, reforçamos que todas as decisões são tomadas baseadas em critérios técnicos, com auxílio de uma matriz decisória, sempre respeitando o estatuto do Clube e com amplo debate e apoio dos órgãos diretivos.  

 

Atenciosamente,

 

Diretoria Executiva

Recreio da Juventude