Atleta do badminton do RJ/Murialdo irá representar o Brasil no Pan-Americano

Gabriel Casara, de 15 anos, atual campeão sul-americano de duplas, irá para sua terceira competição internacional

Incorporado ao rol de serviços esportivos do clube em fevereiro deste ano, o badminton Recreio da Juventude/Murialdo já é destaque internacional. O atleta Gabriel Casara, de 15 anos, está confirmado na equipe que irá representar o Brasil no Pan-Americano Júnior da modalidade. A competição será realizada entre os dias 15 e 23 de julho, em Acapulco, no México.

Casara é o atual campeão sul-americano de duplas. Ele garantiu a vaga no pan por ser o número dois do ranking nacional de duplas masculino e um dos seis melhores simplistas do Brasil. O Pan-Americano será a terceira competição internacional de Casara. Em 2016, ele foi bronze no Sul-Americano, disputado no Rio de Janeiro; em 2019, foi ouro no Sul-Americano do Equador.

“Estou muito orgulhoso e feliz. O nível deste campeonato é altíssimo. (A participação) será muito importante para o meu desenvolvimento como atleta, pois outros países possuem um estilo de jogo diferente, será muito desafiador pra mim. Espero trazer mais uma medalha”.

De acordo com o técnico Noeslem Lima, os principais adversários serão os americanos, os canadenses e os peruanos, as grandes potências do badminton mundial. O objetivo é ficar entre os seis melhores da América e colocar o nome do RJ/Murialdo no ranking internacional de badminton.

Atleta e técnico embarcam para o México no dia 13 de julho. Até lá, Gabriel passará por um período de preparação física, técnica e psicológica mais intenso. O treinamento incluirá a simulação de dificuldades do ambiente e do clima, considerando que no México será verão, e a adaptação ao jogo com peteca de pena, a oficial do torneio, e que voa diferente no nível do mar. Os treinos e jogos aqui são realizados com a peteca de nylon, no ambiente acima do nível do mar da Serra gaúcha.

O Brasil será representado no torneio por 20 atletas, que irão disputar a competição por equipes, para atletas de 15 a 17 anos, e individual, de 19 a 23 anos.

O badminton é oferecido no Recreio da Juventude em uma parceria com o Colégio Murialdo. As atividades acontecem nas quadras da escola, no Centro de Caxias do Sul.

 

Crédito das fotos: Juliano Vicenzi