O esporte é repleto de exemplos e inspirações. E a Natação Máster do Recreio da Juventude tem um atleta que é referência. Aos 82 anos, Osamu Takarada mostra toda sua vitalidade e disposição nas piscinas do Clube e nas competições onde participa pelo Brasil e pelo Mundo.

 

Nascido no Japão, Seu Takarada, como é conhecido, está no Brasil desde a década de 1970. No final dos anos 1990, se tornou sócio do Recreio da Juventude, onde ingressou na equipe de Natação Máster. A dedicação e comprometimento marcam a vida do experiente nadador. Nem mesmo ausência do braço direito, perdido em um acidente antes da sua vinda para o Brasil, serviu de desculpa para que faltasse dedicação e entrega em todos os treinamentos e competições. Os estilos peito e borboleta de nado fizeram com que a natação jamais deixasse de fazer parte de sua vida.

 

E os desafios de Seu Takarada na piscina seguem em 2024. Entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, ocorre o Campeonato Mundial de Natação Máster, em Doha, no Catar. O atleta do Recreio disputará cinco provas na categoria 80+: 100m e 200m Peito e 50m, 100m e 200m Borboleta. Este será o oitavo Mundial do nadador, que já competiu em praticamente todos os continentes.

 

Para garantir o lugar em Doha, a classificação veio em Uberlândia-MG, no final do ano passado. No Campeonato Brasileiro Máster, Takarada conquistou quatro medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze nas seis provas em que disputou.

 

Na preparação para a competição no Catar, o nadador falou com modéstia sobre sua expectativa:

 

- Espero estar bem e nadar bem - disse o atleta do Recreio da Juventude, que foi complementado pelo técnico da equipe de Natação Máster do Clube, Edemar Júnior:

 

- Ele é extremamente competitivo. Pode ter certeza de que vai focado em buscar medalha lá.

 

E foi isso que aconteceu em 2023, no Campeonato Mundial em Fukuoka, no Japão. Em sua terra natal, Takarada ganhou ouro nos 200m Borboleta, a principal conquista entre as diversas medalhas que o nadador obteve na sua história.

 

RECONHECIMENTO

 

A história de dedicação de Osamu Takarada no esporte foi reconhecida pela Associação Gaúcha de Nadadores Máster (AGNM). Todos os troféus da temporada 2024 da Liga Pró de Natação Máster RS terão o nome do atleta do Recreio da Juventude.

 

Anualmente, a entidade escolhe um representante para receber a honraria, e Seu Takarada foi o escolhido para 2024.

 

Segundo o presidente da AGNM, Angelo Caleff, a escolha pelo nadador do Recreio da Juventude para a honraria se dá pela dedicação apresentada na piscina e pelo exemplo para os outros atletas:

 

- É uma grande honra homenagearmos o Senhor Takarada. Sempre foi considerado um ícone de esforço e perseverança dentro e fora das piscinas. Ele é muito querido por todos, sendo uma presença respeitada e constante nas principais competições no Brasil e no Mundo. Temos muito que aprender com o Senhor Takarada, dentro e fora das águas.

 

Em Doha, Seu Takarada levará o apoio e o incentivo do Recreio da Juventude, Clube que ele faz questão de carregar com orgulho no peito e que estará junto com ele na torcida para seguir conquistando medalhas e dando um grande exemplo para todos.