A atleta da natação do Recreio da Juventude Maria Clara da Costa Preuss, de 16 anos, foi convocada para a equipe que irá representar o Brasil nos Jogos Mundiais de Esporte Escolar (ISF), o Gymnasíade 2022, que será disputado na França, em maio.

A vaga de Maria Clara na seleção veio pelos índices técnicos e após o primeiro lugar nos 200m peito e o terceiro lugar nos 100m peito na Seletiva da Gymnasíade, disputada entre os dias 7 e 27 de março, em Aracaju, Sergipe. A confirmação da convocação foi divulgada nesta segunda, 18 de abril, pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

“Estou bem feliz, fiquei emocionada com a convocação. Quero representar bem o Brasil, vou dar o meu máximo. É uma experiência nova, a minha cabeça vai mais tranquila por eu ter conseguido chegar nesta competição”, conta Marica Clara. No ranking da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ela é a terceira colocada nos 200m peito e a quarta nos 100m peito.

“Maria Clara sempre norteou as ações como atleta e buscou ser uma liderança positiva da equipe. Sempre foi muito comprometida com os treinamentos. Ela ainda está em desenvolvimento, precisa adquirir experiência em eventos desta magnitude, mas é muito regrada, dorme cedo, se alimenta muito bem e está sempre buscando os artifícios necessários para o melhor desempenho”, revela o head coach da Natação do RJ, Régis Mencia.

Além de Maria Clara, outros três atletas do Recreio da Juventude disputaram a seletiva de Aracaju. Eduardo Fadanelli, Leonardo Servelin e Sofia Rigon Leal chegaram às finais da competição.

O Gymnasíade é o maior evento multiesportivo internacional para estudantes de 16 a 18 anos. Na edição de 2021 dos jogos, disputada em Belgrado, na Sérvia, o Brasil ficou em 19º lugar no quadro de medalhas, com um ouro e 5 bronzes.