O ano mais importante até aqui da carreira do judoca Marcelo Casanova, 20 anos, começa de fato neste domingo, 18. Treinando desde o início de janeiro, o atleta do Recreio da Juventude disputa a primeira etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), em Heidelberg, na Alemanha. O evento pode aproximar ainda mais o atleta dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

 

Após encerrar a temporada passada no terceiro lugar do ranking mundial da categoria Meio-Pesado (-90Kg) da classe J2 – para atletas com definição de imagens -, Casanova pode chegar mais perto do seu grande sonho. Os oito primeiros colocados garantem vaga direta para a Paralimpíada, além do melhor do país sede. Um bom resultado na Alemanha deixará o atleta do Recreio há poucos pontos de confirmar seu lugar na competição.

 

Atual campeão Parapan-Americano, Casanova viajou para a Europa no início da semana e se mostra confiante para o GP:

 

- Me sinto muito bem-preparado, tanto física e tecnicamente, quanto mentalmente, depois de um período muito bom de pré-temporada, onde conseguimos fazer treinos muito fortes. Chego aqui com a expectativa de estar lá em cima, querendo somar pontos importantes para essa corrida para Paris e com o objetivo de estar no pódio.

 

O técnico do Judô do Recreio da Juventude, Giovani Cruz, acompanha Casanova na Alemanha e sabe da importância desse momento para confirmar a participação nos Jogos.

 

- Agora é reta final, é o ano paralímpico. Trabalhamos duro durante esse período, desde 8 de janeiro. Esperamos conquistar um pódio para que possamos carimbar a vaga para Paris. A expectativa é alta, pois o Marcelo está bem física, técnica e mentalmente – afirmou o treinador.

 

As lutas serão transmitidas pelo canal do YouTube da IBSA.