O judoca Marcelo Casanova, do Recreio da Juventude, finalizou a temporada internacional nesta terça-feira, 5, com a disputa do Grand Prix de Tóquio, no Japão. O atleta do Clube terminou a competição no quinto lugar e encerra a temporada no top 3 da categoria -90kg (peso meio-pesado). Marcelo Casanova que teve uma temporada de excelência conquistando títulos incluindo o Parapan-Americano de Santiago-CHI, no mês de novembro, do Parapan de Jovens, disputado na Colômbia, e a medalha de bronze nos Jogos Mundiais da IBSA, disputados na Inglaterra.
 

Na competição em Tóquio, Casanova somou três vitórias e perdeu duas lutas, incluindo a disputa do bronze contra o alemão Daniel Goral. Na avaliação do técnico Giovani Cruz, que está com Casanova no Japão, a temporada foi de uma grande evolução do judoca, principalmente por se tratar do ano pré-paralímpico. O treinador valorizou os potos conquistados nesta etapa do GP:
 

- O mais importante de tudo é manter a regularidade, pontuar o tempo inteiro. Com a pontuação que somou aqui, o Marcelo está na terceira colocação do ranking mundial, há pouquíssimos pontos do vice-líder, do segundo lugar no ranking mundial. Fechamos o calendário com bastante competições. Isso, inclusive, pode ter pesado no resultado, o fato de ter lutado recentemente os Jogos Parapan e logo na sequência já tem um GP, que a viagem por si só é cansativa. E além da viagem, a competição foi muito forte. A competição, creio eu que foi do mesmo nível ou talvez mais forte que os Jogos Mundiais. Mas a pegada é essa, o negócio é sempre estar seguindo a regularidade e estar pontuando. É de pouquinho em pouquinho, de pontinho em pontinho, de grão em grão, vai construir no nosso castelo.
 

Marcelo Casanova agora foca as suas atenções para a próxima temporada, onde terá três competições antes da confirmação de um lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para garantir a vaga pelo ranking, o judoca do Recreio precisa estar entre os seis primeiros da categoria até a data limite da definição da linha de corte.