Marcelo Casanova mais uma vez fez história no Judô Paralímpico. Aos 20 anos, o judoca do Recreio da Juventude conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, nesta segunda-feira (20), na categoria -90kg das classes J1/J2, com um Waza-ari diante do também brasileiro Arthur Cavalcante. Com o título na capital chilena, o caxiense soma pontos importantíssimos no ranking da categoria J2 para garantir uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.


No primeiro confronto do dia, Casanova superou o venezuelano Hector Espinoza com um ippon. Depois, já na semifinal, um duelo complicado contra o norte-americano Benjamin Goodrich, com vitória por Waza-ari. Como nos Jogos Parapan-Americanos as classes J1 e J2 competem juntas, o duelo da final foi contra o potiguar Arthur Cavalcante, 11 anos mais velho que Marcelo e atual vice-campeão mundial na J1. Em um combate equilibrado, o judoca do Recreio precisou ter paciência para encaixar o golpe e também com um Waza-ari, garantiu o ouro em sua primeira participação em Jogos Parapan-Americanos.


Na avaliação do técnico Giovani Cruz, treinador de Casanova no Recreio, o adversário da decisão aumentou o nível da luta e valorizou ainda mais a conquista do caxiense:


- Campeonato bom de disputar, final Brasil contra Brasil, os dois atletas se conhecem muito, passam os treinamentos de campo treinando duas, três semanas juntos. E o resultado foi um lutão, onde o que ia fazer a diferença era o detalhe. E foi o que aconteceu. O Marcelo está de parabéns por mais uma conquista de um campeonato pan-americano, primeira conquista de Jogos Parapan. Agora, seguimos daqui a sete dias para o Japão, rumo ao Grand Prix de Tóquio, buscando mais uns pontinhos e se afirmando cada vez mais na Paralimpíada de Paris 2024.


Em entrevista ao Sportv após a conquista, Casanova falou do sentimento de ser campeão parapan-americano:


- Muito feliz com a conquista. Essa possibilidade de ter dois brasileiros na final, uma honra estar lutando com o Arthur. Estou muito feliz e agora muito confiante para o próximo desafio, que será em Tóquio.


O encerramento da temporada pré-Paralimpíada de Casanova será com a disputa do Grand Prix de Tóquio, nos dias 4 e 5 de dezembro. Atualmente na quarta colocação do ranking mundial, a expectativa é de que Marcelo possa subir pelo menos um posto após a conquista em Santiago.