Um dos maiores nomes masculinos no Judô Paralímpico no Brasil, Marcelo Casanova, subiu ao lugar mais alto do pódio neste domingo (11), em Edmonton, no Canadá, conquistando a tão sonhada medalha de ouro. Lutando na categoria -90kg da classe J2, o atleta do Clube Recreio da Juventude de Caxias do Sul, venceu grandes lutas contra judocas do Top Mundial, derrotando dois deles por Ippon - que é a pontuação dada a um golpe com máxima eficiência na modalidade. 

No caminho, Marcelo Casanova venceu os norte-americanos Rick Ties e Benjamin Goodrich. O técnico responsável pelos treinamentos do atleta, em Caxias do Sul, Giovani Cruz, destaca que a imensidão desta conquista frente ao caminho que o judoca está percorrendo para estar nas Paralimpíadas de 2024. “É uma conquista inédita, que fecha com chave de ouro nosso ano e fazendo com que o Marcelo suba ainda mais no ranking mundial”, destacou. 

A vitória coloca o judoca caxiense no Top 5 do Ranking Mundial da Categoria e encerra a temporada com grandes perspectivas dele estar nos próximos Jogos Paralímpicos, que serão realizados em Paris, em 2024. No mês passado, Marcelo já havia conquistado a medalha de bronze por equipes e o quinto lugar individual geral no Mundial de Judô Paralímpico, disputado no Azerbaijão.