A equipe de handebol do Recreio da Juventude embarca neste sábado, dia 02 de julho para a Europa, onde vai disputar competições na Suécia e na Dinamarca.

A primeira competição da equipe é na cidade de Göteborg, na Suécia. O Partille Cup é o maior torneio de handebol amador do mundo e irá reunir 1060 equipes de diversas nacionalidades praticando se comunicando através do handebol.  O torneio é realizado desde 1970.  

Depois, no dia 09 de julho, a delegação viaja de navio para Dronninglund, na Dinamarca, onde disputa a Dronninglund Cup, a maior competição juvenil da Dinamarca. O torneio é realizado desde 1978 e nesta edição irá reunir 179 equipes de todo o mundo. Serão aproximadamente 4 mil atletas.

Segundo o Coordenador e Técnico das equipes de handebol, Eduardo Rodrigues da Fonseca está é a realização de um sonho para os atletas. “Há mais de trinta e quatro anos, venho ensinando crianças, jovens e adolescentes a prática do handebol. Os atletas estão eufóricos, ansiosos, por esta viagem de maior expressão a nível internacional. Os treinamentos foram intensificados, nas últimas duas semanas, de forma que esperamos obter bons resultados e muita experiência, além da troca de informações durante toda a competição e viagem” diz.

Para Fonseca, essa viagem só foi possível pois houve empenho e dedicação de muitas pessoas. “Preciso agradecer aos pais dos atletas que compraram esta ideia e que, sem a participação e colaboração deles esta viagem não se concretizaria. Agradeço também a diretoria, a secretaria de esportes clube, a Fiber, que nos presenteou com materiais esportivos e a todas as pessoas que de alguma forma colaboraram para a nossa participação, nestes dois eventos de maior tradição do handebol mundial”, finaliza.

Esta é a segunda vez que o handebol do Recreio da Juventude participa de competições na Europa. Em 2018, 23 atletas das categorias infantil, cadete e juvenil estiveram na Noruega, para o Torneio Bergen Cup, e na Suécia, para o Partille Cup. Na Noruega, a equipe juvenil ficou com a medalha de prata no Bergen Cup.  

A mobilização e organização para participar dos torneios partiu dos próprios atletas, visando a experiência que essas competições internacionais podem trazer para as equipes. O Recreio da Juventude está apoiando a viagem na organização logística.  

A delegação do clube é chefiada pelo Gerente de Esportes Roger Boniatti e pelo Coordenador e Técnico das equipes de handebol Eduardo Rodrigues da Fonseca. Os atletas que disputam o Partille Cup, e a Dronninglund Cup são: Augusto Macedo Rosso, Augusto Magnus Pizzamiglio, Bernardo Prestes Gomes,  Dymitri Oneszko, Eduardo Franco Giuseppe Nardi, Eduardo Gubert Cauduro, Félix Eduardo Casiraghi Calgaro, Gabriel Signori Tregansin, Guilherme Grazziotin Vidor, Gustavo Lopez Bettanin, Henrique da Rocha Zuco, Henrique Dondé Pereira, Henrique Moraes Kramer, Henrique Tonin de Almeida, João Miguel Grossi, João Pedro Giusto da Silveira, Lorenzo Balardin Todesco, Marcus Vinícius Dondé Pereira, Otávio Luís de Camargo Gomes, Pedro Henrique Rodrigues Zolet, Vitor Hugo Zanuz Ulian e Vitório Stumpf. Também acompanham a delegação o assessor do Departamento de Handebol Maiquel Roberto Vidor e o assessor de imprensa Matheus Schumacher Magnani.