Um dos principais clubes formadores de atletas do Estado e uma das maiores instituições de ensino e pesquisa, referência em Medicina do Esporte no Rio Grande do Sul, são agora parceiros. Recreio da Juventude e Universidade de Caxias do Sul (UCS) uniram forças e firmaram um acordo para a realização de ações de desenvolvimento do esporte. O contrato foi assinado na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, na FUCS.

Pela parceria, os atletas do Recreio da Juventude terão acesso ao atendimento multidisciplinar oferecido pelo Centro Clínico UCS (CECLIN), incluindo avaliação e orientação de atividades, reabilitação e exames clínicos em diferentes áreas, entre outros.

Em contrapartida, o acordo prevê o estágio dos alunos de Educação Física da Universidade nas sedes do Recreio da Juventude. Os alunos poderão acompanhar o cotidiano de atividades das diferentes modalidades oferecidas pelo clube, qualificando a formação e permitindo a troca de informações e o conhecimento entre academia e equipes.

União de Forças

De acordo com o presidente Executivo do Recreio da Juventude, Paulo Henrique Marchioro, a parceria com a UCS irá reforçar a estrutura já oferecida pelo clube, profissionalizando a formação dos atletas. “Ficamos enobrecidos pela união dessas duas forças. Com certeza veremos resultados em prol da comunidade caxiense”, destacou Marchioro, que é egresso da Universidade, sobre as duas instituições que visam à evolução no âmbito do ensino e do esporte. Também graduado pela UCS, o vice-presidente de Esportes do Recreio da Juventude, Fabiano Toigo, expressou o orgulho de integrar a gestão do clube na reunião de “dois gigantes da região”.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, exaltou a dedicação da equipe responsável pelo estabelecimento da parceria entre “instituições com projetos convergentes, que investem seus lucros em benefício de seus públicos, na educação, na saúde e também no esporte”. Firmando o compromisso de uma atuação que gere frutos, o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, reafirmou a expectativa pelo trabalho conjunto, que “fortalece a Universidade que existe para contribuir com o desenvolvimento social em todos os sentidos, incluindo o ensino e o esporte”.

Pilares

O diretor da área do conhecimento de Ciências da Vida da UCS, professor Asdrubal Falavigna, destaca alguns elementos dos pilares que fundamentam a parceria: o acadêmico, que permitirá ampliar campos de estágio e experiências reais dos estudantes no mercado de trabalho, bem como ampliar o acesso a laboratórios de pesquisa e produção científica; o esportivo, que representa a junção das forças na potencialização do esporte e da competitividade das equipes; e o pilar de serviços, traduzido na cedência à Universidade de equipamentos da academia do RJ, que atendem ao Centro de Reabilitação do Centro Clínico da UCS - que colocará à disposição dos atletas a sua estrutura de avaliação de desempenho e de recuperação em Medicina Esportiva, bem como de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia do esporte, entre outras áreas.

Com a parceria assinada, as duas entidades irão definir as ações pontuais de cada modalidade e categorias, de acordo com as necessidades dos atletas. Também estão previstos descontos para os associados do RJ nos cursos de diferentes áreas do conhecimento oferecidos pela UCS.

Pelo Recreio da Juventude, assinaram o contrato o presidente Executivo, Paulo Henrique Marchioro, e o vice-presidente de Esportes, Fabiano Toigo; pela UCS, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, e o reitor Evaldo Antonio Kuiava.

 

Recreio da Juventude

Com 108 anos de história, o Recreio da Juventude é um dos mais tradicionais clubes sociais e esportivos do Rio Grande do Sul. São mais de 19 mil associados que têm à disposição três sedes, com uma estrutura que inclui piscinas, espaços de convivência e cultura, campos e quadras de esporte e muito contato com a natureza.

Na área esportiva, são oferecidas 11 modalidades diferentes, com toda a estrutura necessária para treinamentos e preparação para competições. As sedes do clube contam com quadras, ginásios, piscinas, além de uma sala de preparação física exclusiva para os atletas. As equipes do RJ são destaques no cenário estadual, nacional e internacional, competindo em diferentes categorias.

 

Universidade de Caxias do Sul

Instituição Comunitária de Educação Superior com atuação direta na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a UCS é a mais antiga Instituição de Ensino Superior da região, com 54 anos, e foi construída pelo esforço coletivo da comunidade.

Empreendendo ações acadêmicas e sociais com atuação no campo do ensino, pesquisa, inovação e extensão, está presente em 13 cidades e alcança uma população de 1,5 milhão de habitantes. Com mais de 110 mil pessoas formadas em graduação e pós-graduação desde a sua criação, a UCS é a instituição de Ensino Superior mais importante da região, referência em rankings de avaliação de ensino.

O Centro Clínico UCS é uma Unidade de Atendimento em Saúde que compreende múltiplas especialidades médicas e serviços em diferentes áreas. Está situado no campus-sede, em Caxias do Sul, e tem como finalidade oferecer atenção integral às pessoas por meio de uma qualificada rede de assistência, que compreende consultas, exames e serviços de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Assistência Social.

 

Crédito das fotos: Juliano Vicenzi