O retorno do Recreio da Juventude à Grande Festa de Caxias do Sul foi em grande estilo. A candidata do Clube, Eduarda Ruzzarin Menezes, foi eleita princesa da Festa Nacional da Uva 2024, na cerimônia realizada na noite deste sábado, 26 de agosto, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Completam o trio da corte a rainha Lizandra Mello Chinali e a princesa Letícia de Carvalho.

A ligação de Eduarda com o Recreio é de entrega de uma vida inteira, incluindo o título de Rainha do Clube, na gestão 2015/2016. Formada em arquitetura, Duda tem 26 anos e é filha de Eduardo e Tatiana Menezes, que também têm participação ativa no dia a dia da instituição. Ela terá, a partir de agora, a missão de levar o nome da Festa Nacional da Uva para todo o Brasil.

A relação de Eduarda com a Festa da Uva é lembrada com muito carinho. Duda participou de diversas edições da Festa, seja nos desfiles ou acompanhando a programação no Centro de Eventos. Na última edição, teve a oportunidade de participar de forma voluntária da Comissão Social.

No seu primeiro discurso após a coroação, Duda agradeceu o apoio da família e do Recreio da Juventude, além de fazer referência ao trio eleito e às embaixatrizes

 - É um misto de emoções que passam agora em nossa mente. Mas, tem uma em particular. Por nosso processo até aqui ter sido feito por muitas mãos, a palavra gratidão é que define. Começar agradecendo a minha família pelo incansável apoio que veio me dando ao longo dessa jornada. Eu amo muito vocês. Sem vocês, não seria possível tudo isso. Muito obrigada, amo muito vocês, minhas eternas inspirações. Agradeço também ao Recreio da Juventude, esse Clube centenário de nossa cidade, que tem muita ligação (com a Festa da Uva). A primeira exposição de uvas foi no Recreio da Juventude. Tenho a honra, depois de 23 anos, retomar a história desse lindo Clube junto à Festa Nacional da Uva. Quero agradecer à Comissão Social e Comunitária pelo incansável apoio. Sei que vocês tiveram que abdicar tempo de projetos pessoais e da família de vocês para estarem conosco. E vocês se tornaram a nossa família. A vocês, jurados, muito obrigada pela confiança depositada em mim. Tenham certeza de que eu farei um lindo trabalho para honrar essa cidade que tanto merece. A vocês, rainha e princesa, estou muito feliz de ser vocês comigo neste trio, tenho certeza de que iremos andar dois anos juntas, divulgando a nossa linda Festa. E a vocês, meninas (embaixatrizes), essa amizade que construímos, vai permanecer para sempre, como falamos. E nós 15, juntas, iremos fazer essa Festa ser inesquecível. Muito obrigada a todos, contem comigo para tudo, irei honrar o nome da nossa cidade.  

O Recreio da Juventude também foi premiado com o Troféu da Torcida Mais Organizada entre as 15 participantes do concurso, levando o prêmio de R$ 2 mil.

 

O DESFILE

Eduarda desfilou ao som de “Quanti Suspiri”, do Grupo Radizi D’ Itália. Ela escolheu a canção para honrar os artistas locais da nossa cidade e o talian. A música foi lindamente interpretada pelo coral de agricultores da terceira légua e trata sobre força, coragem e amor, ingredientes estes que sempre estiveram presentes na colonização italiana em nossa cidade.   

O Traje de Eduarda Ruzzarin Menezes foi inspirado no Recreio da Juventude, entidade que a candidata representou e que retornou ao concurso após um período de afastamento. O traje também foi inspirado nas vestimentas tradicionais da região do vêneto, local de onde vieram os descendentes de Duda, que plantavam flores e algodão naquela região. O vestido foi desenhado pela figurinista e historiadora Véra Stedile Zattera e confeccionado por Lola e Tini Sales.

Eduarda leva consigo o legado e a tradição do Recreio da Juventude, que já elegeu como Rainhas da Festa Uva, Zila Turra (1958 – 1961), Helena Robinson (1961 – 1964), Elisabete Menetrier (1969 – 1972), Roxane Torelly (1975 – 1978), Annemarie Brugger (1978 – 1981) e Marilia Conte (1981 – 1984).

A princesa recebeu a coroa das mãos de Bianca Fabro Ott, que foi eleita no concurso em 2021.

O trio formado por Lizandra, Eduarda e Letícia vai representar a 34ª Festa Nacional da Uva, marcada para ocorrer 15 de fevereiro a 3 de março de 2024 e celebra a cultura dos imigrantes italianos.

 

Confira abaixo a descrição completa do traje da princesa:

A vestimenta foi confeccionada em tons verdes, cor do Recreio da Juventude e recebeu um corpete de veludo verde imperial, com alças estreitas e justo, como um corselet.

A blusa foi confeccionada com várias rendas francesas e organza cristal, na cor dourado e branco e leva mangas bufantes, com camadas duplicadas, que foram inspiradas nas peças da região de Padova, origem da família da princesa. 

A saia, confeccionada em cetim verde, foi enobrecida com duas faixas bordadas com uvas, trigos e flores na cor dourado, sobre tafetá de seda e que se reportam ao cultivo de ambos tanto no norte da Itália como no sul do Brasil. Elas foram rebordadas com cristais facetados, miçangas douradas e aros perolados e interligadas por fitas de veludo também na cor verde imperial.

Na cintura, Eduarda porta um cinto dourado, com uma fivela comemorativa a colheita da uva e que faz menção e homenageia a Festa Nacional da Uva. Finalizado com duas faixas em cetim verde com acabamento em pingentes dourados confeccionados a mão.