Carta Pública – Conselho Deliberativo RJ 

 

Na condição de Presidente do Conselho Deliberativo do Recreio da Juventude, atento às manifestações de irresignação por parte de alguns Associados, venho, através desta carta, me manifestar quanto ao reajuste aprovado para o exercício do ano de 2024. 

 

Inicialmente, gostaria de destacar o papel crucial que cada Associado desempenha na construção do nosso Clube. Seja por meio da participação ativa em eventos, seja pelos trabalhos voluntários prestados por muitos. A voz de cada Associado é um pilar fundamental para o sucesso e a prosperidade do nosso Clube, e deve ser ouvida de forma atenta e isonômica, a fim de atender aos mais diversos interesses. 

 

Esclareço que o Conselho Deliberativo do Recreio da Juventude é composto por 65 membros, parte eleita pelos Associados, parte formada pelos seus ex-presidentes, na condição de Conselheiros natos. Todos de forma voluntária eleitos pela Assembleia Geral. Os Conselheiros são responsáveis por levar as preocupações, ideias e aspirações dos Associados para as discussões no Conselho Deliberativo, sempre respeitando os limites e prerrogativas previstas no Estatuto Social. Estamos empenhados em garantir que as decisões tomadas reflitam os interesses coletivos, promovendo o bem-estar de todos os Associados, contribuindo para a construção de um ambiente ainda mais agradável e acolhedor. 

 

Reconhecemos a diversidade de opiniões, a multiplicidade de experiências e desejos entre nossos Associados, e é com respeito e empatia que conduziremos nossas atividades, sempre buscando atender aos interesses de todos de forma responsável e com o equilíbrio necessário. 

 

Por certo, nos mais de 110 anos de história do Recreio da Juventude, o trabalho desenvolvido pelos Conselheiros que por aqui passaram esteve sempre atento às mudanças, pautado pela busca do crescimento e valorização do Clube em prol de seus Associados, seja pelos desafios propostos com a incorporação de outro clube, a aquisição de novas sedes, até a responsabilidade na formação e educação das mais de 2,9 mil crianças e adolescentes – entre 4942 associados de 0 a 16 anos - que estão inseridos diariamente nos serviços artísticos, musicais e esportivos prestados pelo Recreio da Juventude. 

 

Assim, cabe esclarecer que a votação de reajuste das mensalidades, de prerrogativa do Conselho Deliberativo, foi aprovada em reunião realizada no dia 4 de dezembro de 2023. Na oportunidade, as propostas de reajuste apresentadas pela Diretoria Executiva aos Conselheiros atentaram para três importantes fatores: 

 

- Necessidade de caixa para a execução do Plano Global de Investimentos, que foi aprovado pelo mesmo Conselho, em reunião realizada em outubro de 2022. O plano contempla o estudo, execução e entrega de novas obras e melhorias aos Associados, além de um planejamento efetivo e mais estratégico para a alocação dos recursos do Clube, ao longo dos próximos anos. Dentre as melhorias podemos destacar: a reforma da nova sede (antiga Zeyana), fechamento com cobertura retrátil da piscina externa da Sede Guarany, reforma completa da P18 e seus vestiários, criação de um parque infantil indoor na Sede Guarany, ampliação das piscinas externas e áreas de lazer na Sede Juventude, dentre outras inúmeras reformas em áreas de prática esportiva de diferentes modalidades.  

 

- Comparativo de valores em relação a outros clubes localizados em Caxias do Sul e no Rio Grande do Sul que ofertem a mesma qualidade de estrutura e serviços. Neste ponto, foi identificado que os valores praticados pelo Recreio da Juventude estavam defasados em comparação aos outros clubes. 

 

- Aumento dos custos com a manutenção das sedes, que teve um incremento considerável nas despesas do Recreio da Juventude nos últimos anos, em razão do aumento da frequência de uso pelos Associados em mais de 60% após a pandemia. Ou seja, ainda que o número de Associados tenha se mantido relativamente fixo ao longo dos últimos anos, a frequência de uso aumentou em mais de 60%, como reflexo da qualidade dos serviços e melhorias oferecidas pelo Clube. O aumento dos custos de manutenção também é reflexo da ampliação da infraestrutura e das sedes, pois com mais áreas para manter, os custos aumentam. É oportuno destacar que, em 2022, foi desenvolvido o “Plano de Manutenções Preventivas das Sedes”, um estudo que mapeou e passou a considerar como reserva necessária no caixa do Clube, todas as manutenções necessárias nas Sedes, com o intuito de evitar desencaixes de valores não planejados. 

 

Há consciência quanto a significância do percentual de reajuste aprovado. Contudo, o mesmo não avalia somente uma reposição inflacionária, mas sim, uma reposição de valores, visando o equilíbrio entre a arrecadação e os custos. 

 

A decisão de aumento da mensalidade, aprovada por significativa maioria dos Conselheiros votantes, busca a perpetuidade e manutenção na qualidade das estruturas e serviços oferecidos pelo Recreio da Juventude. 

 

Como Conselho Deliberativo, entendemos que a visão, missão e valores de nossa associação são elementos essenciais para garantir um ambiente que proporcione o bem-estar e a qualidade de vida, capaz de atender às necessidades e expectativas de todos os Associados. 

 

Tenho a certeza de que juntos, continuaremos a escrever a história do nosso Clube, construindo um ambiente atento às mudanças do futuro, e que continuará trabalhando para atender aos interesses dos mais de 19,7 mil Associados. 

 

Atenciosamente, 

 

Gregório Aneo Tedesco 

Presidente do Conselho Deliberativo