Um dos maiores nomes da história do basquete mundial, Oscar Schmidt esteve na Sede Juventude no final da tarde desta terça-feira, dia 16, para uma conversa com atletas do clube.

Durante o babo-papo Oscar falou sobre a importância dos treinos e de como a dedicação é importante no esporte. Ele também desejou sorte aos atletas do clube e disse que deseja vê-los ganhando. Segundo ele, “quem treinar vai levar, quem não treinar não vai levar”. Ao final da conversa, o ex-jogador autografou bolas e camisetas dos atletas.

Oscar Schmidt esteve em Caxias para uma palestra no OAB Summit, evento apoiado pelo Recreio da Juventude e foi recebido no clube pelo Presidente Executivo Diego Biglia, que presenteou Oscar com uma camiseta da equipe de basquete do RJ e pelo Presidente da Federação Gaúcha de Basquete Rogério Caberlon. Também estiveram presentes representantes do Caxias do Sul Basquete, e a Rainha do RJ Giulia Soares Prataviera Calcagnotto.

 

Sobre Oscar Schmidt

Oscar Schmidt é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos e o maior do Brasil. Ele é o maior cestinha da história do basquete, com 49.737 pontos.

Oscar iniciou sua carreira em 1974, aos 16 anos de idade, no infanto-juvenil do Palmeiras. Em 1977, foi eleito melhor pivô do sul-americano juvenil garantindo vaga na seleção principal, com a qual foi campeão sul-americano e ganhou uma medalha de bronze no campeonato mundial das Filipinas, em 1978. Ele também foi campeão nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, e participou de cinco Jogos Olímpicos pelo Brasil. O ala se recusou a jogar na NBA para poder continuar disputando competições pela seleção nacional, pois na época, atletas da liga norte-americana não eram autorizados a defender seus países. A aposentaria veio em 2003.

Em 2013, Oscar recebeu um lugar no seleto grupo de jogadores que fazem parte do Hall of Fame, do basquete, uma das maiores honrarias que podem ser dadas a um jogador de basquete.

 

Crédito das fotos: Juliano Vicenzi